Notícias

SP: IPVA para veículo com placa final 3 vence nesta quarta.

Vence nesta quarta-feira o prazo para pagamento da primeira parcela ou cota única com desconto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em São Paulo de veículos com placa final 3. A cota única dá direito de desconto de 3% no valor do imposto. Na data do vencimento da segunda parcela o contribuinte pode também optar pelo pagamento integral, mas sem desconto.
Os vencimentos são determinados de acordo com o número final da placa dos veículos (confira tabela abaixo). As datas de vencimento do IPVA coincidem com as de vencimento do seguro obrigatório (DPVAT). Ambos podem ser pagos em qualquer banco ou agência lotérica.
As alíquotas do imposto permaneceram inalteradas de 2013 para 2014, conforme a Secretaria da Fazenda. Os proprietários de veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. No caso de veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Confira como calcular seu IPVA.
Para calcular o IPVA 2014, o proprietário deve multiplicar o valor de seu veículo estipulado pela Fazenda e calcular 4% deste número, no caso de automóveis movidos a gasolina ou flex. Já para carros movidos somente a etanol, eletricidade ou gás ou qualquer desses três combustíveis combinados, a alíquota é de 3%. Para motos, camionetes cabine simples e ônibus ou microônibus o cálculo é 2% e, para caminhões, de 1,5%.
A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 22 milhões, sendo que destes, 16,6 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 210 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento.
Fonte: Terra.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up