Roubo de cargas: Secretaria de Segurança firma parceira com FETCESP, SETCESP e IDV

A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SP), a FETCESP, o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região (SETCESP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), firmaram, nesta segunda-feira (24/8) um protocolo de intenções com o objetivo de criar mecanismos que ajudem a polícia a investigar e combater o roubo de carga.

O protocolo prevê que sejam estabelecidas condições de cooperação entre os órgãos para a futura celebração de convênio para compartilhamento de sistemas de dados e de imagens próprios ou terceirizados de interesse da área de segurança pública. A parceria foi assinada pelo secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, os presidentes da FETCESP, Flávio Benatti, e do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior e representante do IDV.

Com a medida, os órgãos poderão realizar estudos conjuntos. Após o convênio, caberá às três entidades instalar câmeras que sejam compatíveis com o sistema de monitoramento e gestão de informações da SSP. As câmeras terão vídeos analíticos e serão diretamente ligadas às polícias. Os órgãos deverão, ainda, ceder seus dados de monitoramento remoto.

A Secretaria da Segurança Pública terá no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) um posto especial para o combate ao roubo a carga, que será acompanhado pela FETCESP, SETCESP e IDV.

O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, destaca a importância desta parceria. “Esse Protocolo traz a perspectiva de ampliação para novas soluções de resposta aos delitos de carga no Estado, com o aprimoramento de dados estatísticos e utilização de novas tecnologias, como câmaras de monitoramento, para uma resposta policial mais rápida”.

O protocolo de intenções não trará gastos à SSP e não haverá repasses de recursos entre os envolvidos. Também participou do evento o vice-presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o coordenador nacional de assuntos ligados ao roubo de cargas, Roberto Mira, representantes das polícias Civil e Militar do policiamento da capital e região metropolitana, e o representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Fábio Barboa.

Protocolo anterior
O presidente da FETCESP lembra que no período janeiro de 2006 a dezembro de 2011, a FETCESP e o SETCESP mantiveram um Protocolo de Intenções com a SSP/SP para produção de Estatísticas criminais relativas a delitos de carga em nosso Estado.  “A parceria apresentou excelentes resultados, produzindo dados relevantes aos órgãos de resposta policial e aos segmentos empresariais envolvidos no ciclo operacional do transporte rodoviário de carga.  Lamentavelmente, por razões políticas alheias à nossa vontade, o Protocolo não foi renovado a seu término e, desde então, temos solicitado a retomada da parceria. Agora, a parceria está ampliada com novas estratégias”, destaca Flávio Benatti.

Roubo de carga em queda
No evento o Secretário Alexandre de Moraes apresentou dados dos roubos de carga de julho, que apresenta queda pelo terceiro mês consecutivo. A redução em julho foi de 19,51%, com 143 casos a menos em relação a igual mês do ano passado. O indicador passou de 733 para 590. É a segunda vez no ano que o número é menor que 600.

A análise dos últimos três meses também aponta que o indicador está em queda. Houve recuo de 13,08%, no período de maio, junho e julho, em relação aos meses de 2014. O número passou de 2.163 para 1.880 – 283 casos a menos.
Com a queda do mês de julho, o Estado registrou redução de 0,38% nos últimos sete meses. De janeiro a julho deste ano, ocorreram 5.014 roubos de carga, ante 5.033 em igual período de 2014 – 19 casos a menos. Com informações da assessoria de imprensa da SSP/SP.

Fonte: Fetcesp