Agência prevê ampliação gradual da tecnologia nas rodovias concedidas e reforça benefícios para usuários e transportadores
O Superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (SUFIS) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hugo Leonardo Cunha Rodrigues, participou, nesta quinta-feira (18/06), da Bienal das Rodovias 2026, durante o painel “A hora da pesagem em movimento: desafios para a ampliação do modelo nas rodovias”.
Ao lado do superintendente, participaram do debate o diretor-superintendente da Ecovias Minas Goiás e Ecovias Cerrado, Matheus Fernandes; o CEO da Via Cristais, Túlio Abi-Saber; e o gerente executivo de Tecnologia da Nova Rodovias, Moises Sathler.
Durante o painel, Hugo Leonardo destacou que a ANTT avalia a implantação do sistema de pesagem em movimento como um marco para a modernização da fiscalização do transporte de cargas no Brasil. O modelo, estudado e testado ao longo dos últimos anos, ganhou aplicação prática por meio do Sandbox Regulatório desenvolvido em parceria com a Ecovias. Os resultados obtidos reforçaram a percepção de que a tecnologia representa uma evolução necessária para o setor e um caminho sem volta para a gestão da infraestrutura rodoviária.
“A pesagem em movimento já não é mais uma solução para o futuro, mas uma realidade capaz de gerar impactos concretos na segurança viária, na preservação da infraestrutura e na eficiência da fiscalização. O sucesso do projeto-piloto incentivou o desenvolvimento de novas iniciativas em diferentes concessões rodoviárias, com adaptações às particularidades de cada contrato, mas mantendo os mesmos princípios e objetivos”, enfatizou o superintendente.
Outro ponto destacado durante o debate foi a identificação da dimensão da evasão de pesagem e do transporte de cargas com excesso de peso. Os dados levantados durante o Sandbox revelaram um cenário mais preocupante do que o inicialmente estimado, evidenciando limitações do modelo tradicional de fiscalização.
A tecnologia permitiu compreender melhor o comportamento dos veículos de carga e identificar irregularidades que, muitas vezes, passavam despercebidas pelos métodos convencionais.
O superintendente ressaltou ainda que os números registrados durante os testes foram expressivos e demonstraram o potencial da ferramenta para ampliar a segurança nas rodovias. O excesso de peso está diretamente relacionado ao aumento do risco de acidentes, ao desgaste prematuro do pavimento e à redução da vida útil das estruturas rodoviárias.
“Nesse sentido, a adoção do sistema contribui não apenas para a preservação da infraestrutura, mas também para a proteção dos usuários”, afirmou.
Com diversos projetos em fase avançada de implantação, a expectativa da ANTT é que novas operações com a tecnologia entrem em funcionamento ainda este ano. A perspectiva é de expansão gradual do modelo em diferentes rodovias concedidas, consolidando uma nova etapa da fiscalização rodoviária no país.
Para a Agência, os resultados alcançados até o momento indicam que, nos próximos anos, será possível mensurar de forma ainda mais clara os ganhos em segurança, eficiência e conservação da infraestrutura proporcionados pela pesagem em movimento.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres