Região de Campinas ultrapassa a de São Paulo no indicador de vitalidade industrial

Campinas eleva sua participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) paulista de 25,5%, em 2003, para 33,1%, em 2021

O valor de Transformação Industrial (VTI) representa a diferença entre o valor bruto da produção industrial e os custos operacionais, sendo um indicador crucial da vitalidade econômica de uma região específica. De acordo com um estudo conduzido pela Fundação Seade, no período de 2003 a 2021, observou-se uma significativa reconfiguração espacial da indústria no Estado de São Paulo.

Um dos aspectos mais destacados dessa mudança foi o notável crescimento da região de Campinas, que elevou sua participação no VTI paulista de 25,5%, em 2003, para 33,1%, em 2021. Em contrapartida, a Região Metropolitana de São Paulo registrou uma queda de 40,5% para 28,4% durante o mesmo período.

Mudança de cenário

Essa nova dinâmica revelou que cidades de médio e grande porte, com população entre 500 mil e mais de 1 milhão de habitantes, perderam terreno para municípios menores, com até 100 mil residentes. Estes últimos aumentaram sua contribuição no VTI de 17,6% para 26,8%, enquanto as cidades maiores, que anteriormente detinham mais de 20% do VTI, viram sua fatia encolher para cerca de 12%.

Um exemplo concreto dessa mudança é a ascensão da cidade de Paulínia, cuja participação no VTI saltou de 6,9% para 7,3%, superando a capital, que registrou uma queda de 14,7% para 6,5%. O crescimento da atividade industrial em cidades de menor porte é um fenômeno positivo, pois está associado à geração de empregos e ao desenvolvimento econômico dessas localidades.

Fonte: Jornal da USP/ Foto: Carlos Bassan / Wikipédia