Notícias

Produção nacional de pneus sobe 9,2% neste ano.

A produção de pneus no Brasil cresceu 9,2% nos onze primeiros meses de 2013 e já supera o volume registrado pela indústria em todo o ano passado, um período negativo para o setor. No total, foram produzidos 63,4 milhões de pneus entre janeiro e novembro, segundo dados da Anip, a entidade que representa o setor.
A associação atribui o desempenho ao crescimento de 13% das vendas no mercado de reposição, junto com a recuperação da demanda nas linhas de veículos de carga. No ano passado, prejudicada pela concorrência agressiva das importações de pneus asiáticos, a produção do setor teve queda de 6,3%, somando 62,7 milhões de unidades.
As vendas de pneus no país mostram crescimento de 7,3% neste ano, somando 67,2 milhões de unidades até novembro. Desse total, pouco mais da metade – 34,5 milhões – foi vendida no mercado de reposição, canal que cresce 13%. Também nos onze primeiros meses de 2013, houve uma evolução de 15,7% das vendas de pneus utilizados em veículos de carga, como resultado da retomada da produção de caminhões, no embalo da safra recorde de grãos e incentivos, como crédito mais barato, nas compras de bens de capital. O setor ainda ganhou força com a alta de 12% na produção das montadoras, responsáveis pelo consumo de um terço dos pneus produzidos.
A Anip ressalta, porém, que as exportações de suas associadas seguem em queda. Até novembro, os embarques de pneumáticos cederam 6,9%, para 11,4 milhões de unidades. A entidade tem cobrado do governo medidas de apoio à competitividade das exportações brasileiras.
Fonte: Valor Econômico.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email