As obras da TransOceânica, linha de ônibus rápido que beneficiará 146 mil pessoas na cidade de Niterói (RJ), devem iniciar até o final deste ano. O edital para contratação foi lançado no dia 16 de junho. A expectativa é que o sistema de ônibus rápido entre em operação em 2016.
A construção receberá R$ 307,7 milhões de investimentos, sendo R$ 292,32 mi financiados por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Médias Cidades. Os outros R$ 15,38 mi serão contrapartida do município.
A linha terá 9,3 km de corredor exclusivo, 8 km de faixas exclusivas e 1,3 km de túnel. Ao todo, serão cinco terminais e 13 estações. Onze bairros da Região Oceânica de Niterói serão atendidos pela linha.
Conforme a administração municipal, o percurso entre a zona sul da cidade e a Região Oceânica cairá de duas horas para 35 minutos, facilitando também o acesso à cidade do Rio de Janeiro, já que o sistema dará acesso ao serviço de barcas.
Por dia, 57 mil passageiros deverão utilizar a nova linha.
Conceito BRT e BHLS.
O projeto da TransOceânica mescla os padrões dos sistemas convencionais de BRT (Bus Rapid Transit), em que os ônibus percorrem somente um corredor exclusivo, com o conceito BHLS (Bus of High Level of Service), em que os ônibus operam com mais flexibilidade.
Com isso, o corredor exclusivo formará a linha troncal no trecho mais congestionado. Mas os ônibus também recolherão passageiros fora deste corredor, em pistas compartilhadas. A ideia é que quem não reside no entorno imediato da linha principal também seja atendido, sem necessidade de um transbordo.
Segundo a administração de Niterói, isso será possível porque, na TransOceânica, os ônibus terão piso mais baixo e porta dos dois lados, diferente do que ocorre no sistema convenciona de BRT, em que os veículos são mais longos, com piso alto e portas somente de um lado.
Fonte: CNT.