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Obra da Transoceânica, em Niterói (RJ), deve iniciar ainda neste ano.

 

As obras da TransOceânica, linha de ônibus rápido que beneficiará 146 mil pessoas na cidade de Niterói (RJ), devem iniciar até o final deste ano. O edital para contratação foi lançado no dia 16 de junho. A expectativa é que o sistema de ônibus rápido entre em operação em 2016.

A construção receberá R$ 307,7 milhões de investimentos, sendo R$ 292,32 mi financiados por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Médias Cidades. Os outros R$ 15,38 mi serão contrapartida do município.

A linha terá 9,3 km de corredor exclusivo, 8 km de faixas exclusivas e 1,3 km de túnel. Ao todo, serão cinco terminais e 13 estações. Onze bairros da Região Oceânica de Niterói serão atendidos pela linha.

Conforme a administração municipal, o percurso entre a zona sul da cidade e a Região Oceânica cairá de duas horas para 35 minutos, facilitando também o acesso à cidade do Rio de Janeiro, já que o sistema dará acesso ao serviço de barcas.

Por dia, 57 mil passageiros deverão utilizar a nova linha.

Conceito BRT e BHLS.

O projeto da TransOceânica mescla os padrões dos sistemas convencionais de BRT (Bus Rapid Transit), em que os ônibus percorrem somente um corredor exclusivo, com o conceito BHLS (Bus of High Level of Service), em que os ônibus operam com mais flexibilidade.

Com isso, o corredor exclusivo formará a linha troncal no trecho mais congestionado. Mas os ônibus também recolherão passageiros fora deste corredor, em pistas compartilhadas. A ideia é que quem não reside no entorno imediato da linha principal também seja atendido, sem necessidade de um transbordo.

Segundo a administração de Niterói, isso será possível porque, na TransOceânica, os ônibus terão piso mais baixo e porta dos dois lados, diferente do que ocorre no sistema convenciona de BRT, em que os veículos são mais longos, com piso alto e portas somente de um lado.
Fonte: CNT.

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