Nova fórmula para calcular frete sai em setembro

Os caminhoneiros que integram o Fórum Permanente para o Transporte de Cargas, grupo formado por representantes do governo e do setor privado, ficaram satisfeitos com a promessa da reguladora, depois da reunião desta quarta, dia 26, em Brasília (DF).

A fórmula vai apresentar o valor final do frete com base em variáveis como o modelo do veículo, o peso da carga, a região e a distância a ser percorrida.

Desde a instalação do fórum, em junho deste ano, uma das maiores reivindicações dos motoristas era a criação de uma tabela referencial para o serviço. Na última semana, foi publicada no Diário Oficial da União a metodologia criada para chegar ao custo do frete, mas a equação, considerada complexa, não agradou. Hoje, com a promessa de uma nova fórmula para facilitar a conta, o posicionamento dos caminhoneiros mudou.

– Para cada frete que você for fazer, você tem que saber qual é o custo do frete pra você saber se vai trabalhar no lucro ou no prejuízo. Então, agora fica muito mais compreensível, muito mais fácil, a categoria aceitou, ficou feliz com a fórmula, porque qualquer pessoa com acesso à internet, a partir da segunda semana de setembro, foi a garantia que a ANTT nos deu, ela poderá entrar no site, a fórmula vai estar lá, ela apenas vai alimentar, com os números solicitados, aquela tabela e aí sairá o custo do frete dela – disse Gilson Baitaca, representante dos caminhoneiros autônomos do Centro-Oeste.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Sudoeste do Paraná, Janir Bottega, chama atenção para que os sindicatos e associações controlem a prática de preço abaixo do custo operacional.

– Então, existe essa fórmula, sim, mas precisa ter a boa vontade de que todos busquem trabalhar dentro da lei – afirmou Bottega.

Fonte: Guia do TRC