Notícias

Mercado de petróleo se recuperará em 2021

O secretário-geral da Opep disse na terça-feira que estava cautelosamente otimista de que o mercado de petróleo se recuperaria este ano da queda na demanda provocada pela pandemia do coronavírus.

Reuniões mensais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia – um grupo conhecido como OPEP + – estão lá para impedir que um desequilíbrio ressurja, disse Mohammad Barkindo da OPEP em um fórum virtual.

“Todos concordamos que a recuperação é frágil, ainda há mais incertezas, mas estamos cautelosamente otimistas de que a recuperação se materializará neste ano”, disse Barkindo no Atlantic Council Global Energy Forum.

Os preços do petróleo subiram para uma alta em 11 meses este mês, ajudados pela decisão de 5 de janeiro da maioria dos membros da OPEP + de manter a produção estável em fevereiro e uma promessa da Arábia Saudita de cortar a produção voluntariamente.

O ministro do petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan, disse no mesmo evento que o movimento inesperado para cortar a produção por alguns países da Opep levou a uma alta de preços e estava criando confusão para os países consumidores.

“Esse tipo de cenário nos levará a mais métodos alternativos de abastecimento de energia”, disse Pradhan.

Barkindo, em resposta, disse que a OPEP + precisa ser flexível e ter mercados estáveis ??como alvo.

O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, membro da Opep, disse anteriormente no mesmo evento que viu o início da recuperação do mercado este ano.

“Este ano, da maneira que vemos, é um ano de recuperação, seja no final do ano em que devemos atingir o equilíbrio ou no início de 2022”, disse Suhail al-Mazrouei.

O ministro dos Emirados Árabes Unidos também disse que viu um bom crescimento da demanda por petróleo na China e na Índia, à medida que mais países começam suas campanhas de vacinação contra o coronavírus.

Fonte: Reuters

Compartilhe: