Em apoio a Saúde, Ministério da Infraestrutura cria nova rota de transporte de oxigênio pela BR-319

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciaram, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Oxigênio, uma ação para viabilizar o transporte terrestre de oxigênio e outros insumos de Porto Velho (RO) até Manaus (AM), pela BR-319/AM.

A operação conjunta organizou e operou o primeiro comboio com quatro carretas que transportam o oxigênio. O DNIT está trabalhando intensamente para que o material seja transportado da forma mais rápida pela rodovia.

“O MInfra está unindo esforços ao Ministério da Saúde para garantir o transporte de oxigênio líquido até Manaus. Com esse apoio, esperamos ajudar na solução do problema neste momento crítico da pandemia”, afirmou o ministro Tarcísio de Freitas.

Além de integrantes do DNIT e de agentes da PRF, o comboio é composto por caminhões prancha, tratores de esteira e moto niveladoras para prestar apoio imediato em caso de ocorrências, como surgimento de atoleiros. As medidas adotadas levaram em consideração a estação de chuvas na Amazônia, que dificulta ainda mais o transporte.

Ao longo do itinerário, as nove empresas contratadas pelo DNIT para realizar a manutenção na BR-319 estarão a postos para correção de pontos críticos que surgem em decorrência das chuvas. Também foram formados estoques de material para correção de atoleiros que podem surgir no trecho sem pavimentação.

O DNIT, ao longo de 2020, executou manutenção para facilitar a trafegabilidade na BR-319. O trabalho continua durante o período de chuvas, particularmente no trecho onde não há mais pavimentação asfáltica. Os pontos críticos criados pela chuva exigem intervenções constantes.

BR-319 – A rodovia é uma das prioridades do Governo Federal e o DNIT trabalha intensamente na elaboração de projetos para a pavimentação do trecho ainda não asfaltado. A expectativa é iniciar a execução dos serviços de pavimentação no Lote c (52km) já em 2021 e aguardar a obtenção de licença do Ibama para iniciar as obras no trecho do meio (cerca de 400km).

*Com informações da Coordenação-geral de Comunicação Social – DNIT

Assessoria Especial de Comunicação