Expansão das operações no Porto de Santos receberá R$ 308 milhões

O Porto de Santos receberá R$ 308 milhões em novos investimentos para expansão das operações, até o fim de 2018. A capacidade de armazenamento passará das atuais 10 milhões de toneladas para 14,6 milhões de toneladas por ano, o que representa um crescimento de 47%.

As medidas estão previstas em um aditivo de contrato firmado com a Rumo Logística, no dia 23 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), Helder Barbalho, no dia 24, durante o seminário “Setor Portuário: Desafios e Oportunidades”, realizado em São Paulo (SP). Nele, Barbalho ainda afirmou que o governo federal prepara mudanças logísticas para tornar os novos leilões de concessão de infraestrutura portuária mais atraentes.

O próximo leilão está marcado para o dia 31 de março, quando serão ofertadas seis áreas localizadas no Pará. Três são em Outeiro (Belém), destinadas à movimentação de grãos; uma em Vila do Conde, também para grãos; e duas em Santarém, uma para grãos e outra para fertilizantes.

A estimativa do governo federal é arrecadar R$ 1,7 bilhão – sendo R$ 1,4 bilhão em obras nos novos terminais e R$ 301,9 milhões em arrendamento – a ser pago à Companhia Docas do Pará, ao longo dos 25 anos de contrato.

Com informações da SEP

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.