Notícias

Excesso de poluição: PRF flagra caminhões utilizando ARLA 32 adulterado

Flagrantes foram registrados durante operação no km 47 da BR 101, em Ubatuba (SP)

Com o objetivo de combater o excesso de poluição produzida por veículos movidos a diesel, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na tarde desta segunda-feira, 17 de maio, a Operação Ubatuba Verde no km 47 da BR 101/SP. Durante a ação, sete veículos de carga foram fiscalizados, sendo que dois foram autuados por irregularidades no sistema de tratamento de gases.

De acordo com as informações da corporação, os dois caminhões autuados foram flagrados utilizando o composto ARLA 32 adulterado, acarretando assim um aumento de até 5 vezes na emissão de óxido de nitrogênio. A adulteração foi comprovada por meio de testes no local da fiscalização, na presença do condutor e com a utilização de um reagente químico específico.

Os dois caminhões foram retidos para regularização e os condutores responderão por crime ambiental diante da poluição excessiva, podendo os proprietários também serem responsabilizados criminalmente. As ocorrências serão enviadas ao IBAMA para apuração das infrações administrativas ambientais.

Atualmente, a legislação estabelece como obrigatória a utilização de ARLA 32 em todos os veículos pesados fabricados a partir de 2012 que contam com tecnologia SCR para tratamento de gases.

Fonte: Caminhões e Carretas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up