Detran paranaense reúne laboratórios para discutir exame toxicológico

O Departamento de Trânsito do Paraná reuniu, em Curitiba, cinco dos seis laboratórios credenciados pelo Denatran para realizar os exames toxicológicos de direção nos motoristas com habilitação nas categorias C, D e E – motoristas de caminhão, ônibus e veículos de cargas. A obrigatoriedade também vale para quem vai tirar a carteira, mudar de categoria ou adicionar uma categoria.

A iniciativa do governo paranaense tem como objetivo principal solucionar os problemas encontrados pelos cidadãos que precisam fazer os testes para renovar a CNH. “A ideia é estabelecer um canal de comunicação com as empresas, dividir com elas nossas preocupações e tentar resolver os problemas que os usuários têm nos relatado. Este diálogo nunca existiu, pois, todo o processo foi implantado pelo Denatran, sem a participação dos Estados. Assim, haviam muitas dúvidas que precisavam ser esclarecidas, de ambas as partes”, explicou o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Entre os pedidos do Detran, está a padronização dos laudos com os resultados dos exames. Como cada laboratório adotou um modelo, o Departamento encontra dificuldades para lançar os dados nos sistemas de habilitação. “Faremos as correções imediatamente, seguindo a solicitação do Detran e priorizando os campos obrigatórios”, adiantou o diretor do Laboratório Psychemedics, Eduardo Bloch.

Mas a maior preocupação do Detran é com a segurança dos dados, já que a autarquia não tem acesso aos laudos e os resultados são lançados diretamente no Registro Nacional de Habilitação (Renach) – as clínicas que recebem o laudo, entregue pelo candidato, onde o médico deve analisar o seu resultado para decidir sobre o exame. “Vamos solicitar ao Denatran uma solução para este problema, pois os médicos credenciados precisam ter acesso completo ao tipo de droga encontrado e em quais quantidades. Da mesma forma, o Detran gostaria de ter mais segurança nos resultados, para evitar possíveis fraudes e falsificações”, reforçou o chefe da Divisão Médica e Psicológica do Detran, Gustavo Fatori.

Um grupo de trabalho, com contato direto com representantes dos laboratórios, vai atuar para solucionar questões maiores e casos pontuais de usuários paranaenses. Eles também devem listar os problemas que exigem edição de normas do Denatran para oficializar o órgão.

Participaram da reunião as empresas Contraprova, Labet, Psychemedics, Sodré e Chromatox.

Fonte: NTC&Logística.