Notícias

Três companhias aéreas brasileiras liberam “modo avião” durante todo o voo

 

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já autorizou três das maiores companhias aéreas brasileiras a liberarem uso do celular no “modo avião” durante todas as fases do voo. Gol, Tam e Avianca podem permitir que os passageiros mantenham o aparelho ligado nesta funcionalidade desde o embarque até o desembarque da aeronave. Conforme a agência, a Azul tem autorização para isso em voo cruzeiro, mas já está com o processo em fase adiantada para obter a permissão completa.

Os aparelhos em “modo avião” permitem ao usuário utilizar quase a totalidade das funções do equipamento. Ela bloqueia, no entanto, a transmissão de sinais, wi-fi e bluetooth, que podem causar interferências nos sistemas da aeronave.

A autorização para o uso de dispositivos eletrônicos portáteis durante o voo é uma demanda antiga de passageiros e companhias aéreas. Mas havia dificuldades para demonstrar que o uso dos aparelhos não causaria interferências nos sistemas de comunicação e navegação dos aviões. Há pouco mais de um ano, a Anac publicou a IS (Instrução Suplementar) nº 91.21-001, que padronizou esses procedimentos. Ela também simplificou o pedido e a permissão para que os celulares possam permanecer ligados.

A Agência Nacional de Aviação Civil salienta a importância de o passageiro ficar atento aos avisos de segurança dos comissários de bordo, pois eles darão as instruções detalhadas do tipo de operação que cada empresa está autorizada.

Com informações da Anac

Fonte: Agência CNT de Notícias.
 

Compartilhe: