Notícias

Brasil deve superar R$ 100 bi em novos contratos de infraestrutura em 2021, afirma ministro

Tarcísio Gomes de Freitas apresentou oportunidades de investimentos durante roadshow nesta quarta-feira (2)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou nesta quarta-feira (2) de uma série de encontros com investidores globais, durante roadshow do Bank Of America, realizado de forma virtual. Freitas mostrou otimismo com os leilões previstos para 2021 e afirmou que os novos contratos de concessão de infraestrutura devem superar R$ 100 bilhões. “Vamos leiloar de 50 a 60 ativos no ano que vem”, destacou.

As reformas realizadas nos últimos anos – como a trabalhista, da previdência e o teto de gastos – ajudaram a construir cenário favorável para a queda brusca dos juros no Brasil, lembrou Freitas. Os indicadores econômicos indicam recuperação da atividade produtiva, segundo o ministro. Somado a isso, o país oferece segurança jurídica e respeito aos contratos, o que torna o Brasil atrativo para o investimento estrangeiro.

SELO VERDE – Durante sua apresentação, Freitas detalhou o conjunto de ativos a serem concedidos, composto por ferrovias, aeroportos, rodovias e terminais portuários. “Temos uma carteira de projetos grande, sendo que ativos combinados geram sinergia e podem alavancar a taxa de retorno”, salientou o ministro, como mais uma vantagem para os investimentos de longo prazo no Brasil.

Por fim, o ministro apontou a importância da sustentabilidade ambiental para os projetos de infraestrutura. Parceria do ministério com a Climate Bonds Initiative (CBI) e com a agência de cooperação alemã GIZ está possibilitando a estruturação dos projetos já com selos verdes, o que permitirá acesso aos mercados de green bonds. “Tenho certeza de que teremos não só leiloes bem-sucedidos, mas também contratos bem-sucedidos”, afirmou.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Compartilhe: