Auditores fiscais fazem operação ‘pente fino’ no Aeroporto de Viracopos

Auditores fiscais do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aderiram ao protesto nacional nesta quinta-feira (14) por reajuste de 21,4%. Eles intensificaram o rigor nas fiscalizações de cargas no setor de importação e exportação e de bagagens de voos internacionais, a chamada operação “pente fino”. Desta forma, todas as cargas que chegam e todas bagagens são fiscalizadas e não por amostragem, como de costume.

A espera dos passageiros nesta manhã no desembarque internacional chegou a aproximadamente 2 horas, quando o normal não chegaria nem a uma hora, segundo os fiscais.

A operação ‘Pente Fino” foi feita em passageiros que chegaram entre 5h54 e 6h44 em dois voos da Azul Linhas Aéreas. Um de Orlando e outro de  Fort Lauderdale, ambos dos Estados Unidos. O próximo desembarque internacional no terminal será às 17h55, vindo de Lisboa, em Portugal.

“Iniciamos uma operação hoje em todo o país.  Estamos fazendo uma operação ‘pente fino’ nas bagagens e na importação e exportação, menos nas cargas perecíveis”, explica auditor e diretor da Delegacia Sindical de Campinas- Jundiaí do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). Por volta das 10h, dez caminhões esperavam para fiscalização.

Acordo

O auditor explica que foi firmado um acordo no dia 23 de março para que o aumento de 21,3% fosse pago a partir de agosto, mas o trato não foi cumprido e agora os auditores da Receita querem uma medida provisória do governo do presidente em exercício, Michel Temer.
A Receita Federal não vai se posicionar sobre o assunto. No protesto de terça-feira (12), o Ministério do Planejamento havia informado que o governo avalia os acordos firmados durante o governo da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Fonte: G1.