Fluxo de veículos em rodovias concedidas cai 3% no primeiro semestre

O índice ABCR de atividade referente ao primeiro semestre de 2016 registrou queda de 3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O fluxo de veículos leves diminuiu 2,5%, enquanto o de pesados caiu 4,7%. O indicador, produzido pela ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada, mede a movimentação de veículos nas rodovias concedidas do Brasil e é um termômetro da atividade econômica nacional.

Já na comparação entre os meses de junho e de maio, o fluxo total de veículos recuou 1,3%, considerando dados dessazonalizados. Nesta mesma base de comparação, a movimentação de veículos leves registrou queda de 2,9%. A de pesados, por outro lado, aumentou 2%. Um sinal positivo, na avaliação da entidad?e, que destaca que o resultado acompanha a estabilização da queda dos indicadores industriais, com redirecionamento da capacidade produtiva para o mercado externo em alguns setores.

Mas comparando junho de 2016 com junho de 2015, o índice apresentou queda de 5,9%. O fluxo de veículos leves e o de pesados caíram 6,9% e 2,9%, respectivamente.

No acumulado de 12 meses, o fluxo total de veículos nas rodovias concedidas recuou 2,7% Considerando essa mesma base de comparação, a movimentação de veículos leves caiu 1,7% e a circulação de veículos pesados baixou 5,6%.

Com informações da ABCR

Fonte: Agência CNT de Notícias.