Alças da Anhanguera, enfim, vão sair do papel.

Durante a inauguração das obras de duplicação da SP-360, conhecida com Estrada de Itatiba, o governador Geraldo Alckmin anunciou o investimento de R$ 250 milhões na construção de três alças de acesso e retornos sobre a rodovia Anhanguera em Jundiaí.
As obras serão divididas em duas fases. Na primeira, haverá a construção de uma alça de acesso na altura da avenida 9 de Julho, no km 56.
A segunda será na avenida Osmundo Pelegrini. Uma obra que ligará o bairro Retiro ao Jardim Ana Maria e que deverá diminuir o trânsito no trevo da avenida Jundiaí.
Outra intervenção será na altura do Hipermercado Carrefour, e será um retorno para a capital.
De acordo com o diretor de investimentos da Artesp, Theodoro Pupo, “estamos em conversa direta com a Prefeitura de Jundiaí e a concessionária AutoBan e isso é excelente para o desenvolvimento dos projetos e viabilização das obras.”
A contrapartida do município virá em melhorias nas avenidas que receberão as alças. “Faremos a marginal municipal ao lado da rodovia, além de melhorar os acessos da cidade, com aumento de faixas e recapeamento”, contou o secretário de Obras, Junior Aprilantti.
As obras da prefeitura devem começar ao mesmo tempo que as estaduais. “Assim ganharemos tempo para a cidade”, contou.
Na próxima quarta-feira, os representantes da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), da AutoBAn e da prefeitura se reúnem para definir o cronograma de obras e o orçamento total.
O trevo da avenida Jundiaí só será alterado após a entrega da primeira fase da obra. “Com as três alças, já sentiremos a diferença no trânsito”, garantiu o prefeito Pedro Bigardi, animado com a promessa que veio do governador.
Obras da Jundiaí-Itatiba vão até maio, garante governador.
O governador Geraldo Alckmin veio para Jundiaí inaugurar a primeira fase da duplicação da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que duplicou 7,9 km entre os bairros Jundiaí-Mirim e Champirra. A obra vai beneficiar mais de 20 mil usuários que circulam diariamente pelo local. Além disso, foram reformulados dois sistemas, no km 67 o Complexo Viário Tobias Muzaiel, e no km 70, bairro Mato Dentro.
Até maio do ano que vem, serão 15 km de rodovia duplicados, garantiu o governador. “Com a rodovia duplicada, mais empregos podem ser gerados para a região, já que as empresas se sentem atraídas”, contou o governador. As obras são de responsabilidade da concessionária Rota das Bandeiras, sob fiscalização da Artesp.
Integração entre os dois lados.
Há décadas que uma obra tão grande e importante para o sistema viário de Jundiaí não é feita. A nossa frota cresceu e o desenvolvimento do trânsito precisa acompanhar. Nós, enquanto governantes, temos que trabalhar para que a cidade expanda de maneira ordenada e para que a população ganhe em qualidade de vida.
Essa obra trará integração entre os dois lados da cidade, que hoje são cortados pela rodovia Anhanguera. Antigamente, a região da Malota não era tão populosa, mas essa realidade mudou completamente nos últimos anos e a interligação não seguiu esse crescimento. Esperamos suprir essa demanda até 2016.
Rodovias da região ganham novas faixas.
Até abril, a rodovia Bandeirantes, no trecho São Paulo-Jundiaí, ganhará a quinta faixa. Já a rodovia Anhanguera ganha a terceira faixa em mais três pontos.
Aeroporto de Jundiaí passará por uma ampliação.
O governador também anunciou que em aproximadamente 40 dias serão liberados investimento de R$ 5 milhões para o Aeroporto de Jundiaí. “É um dos principais aeroportos de aviação executiva do Estado. Jundiaí também está incluído no Programa de Concessão de Aeroportos, assim terá mais R$ 22 milhões de investimentos”, concluiu Alckmin.
27 milhões será o total de investimentos no aeroporto local
Dependentes químicos terão Centro Terapêutico
Jarinu será a cidade que receberá os dependentes químicos em tratamento pelo SUS de toda a região. Segundo o governador, serão 80 leitos disponíveis para pacientes em breve.
Fonte: Rede Bom Dia.