Notícias

Aeroportos se preparam para receber três milhões de passageiros nas Olimpíadas.

riogaleao divulgacao - Sindicamp

A exatos 500 dias restantes para a abertura das Olimpíadas 2016, a SAC (Secretaria de Aviação Civil) divulga uma série de ações que envolvem instituições públicas e privadas.

O plano de atuação, coordenado pela Secretaria, pretende deixar os aeroportos brasileiros preparados para receber cerca de três milhões de passageiros – destes, 400 mil estrangeiros – e as delegações de 205 países que irão desembarcar no Rio de Janeiro para as Olimpíadas e Paraolimpíadas no ano que vem.

De acordo com a SAC, a estratégia aborda temas como a classificação da forma de controle dos aeroportos envolvidos, prioridades em pousos e decolagens, a utilização das bases áreas para receber chefes de Estado, governos e presidente do Comitê Olímpico Internacional. Além disso, processamento das delegações, alocação de estadia das aeronaves, restrição da capacidade dos aeroportos devido a questões de segurança operacional, disponibilidade de infraestrutura e efetivo também estão entre as ações.

Também existe uma grande preocupação em adequar medidas para portadores de necessidades especiais, não somente durante os Jogos Olímpicos, mas também com caráter permanente de forma a fornecer um legado para o país. Para isso, foi criado um subcomitê de acessibilidade, coordenado pela SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).

Galeão e Santos Dumont.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) e o Aeroporto Santos Dumont passam por melhorias, tendo em vista as competições.

O Galeão será referência do país para turistas e delegações brasileiras e estrangeiras durante os jogos. Desta forma, o consórcio que administra o aeroporto acelerou obras como a construção do Píer Sul e do Terminal 2. As melhorias ampliarão o número de pousos e decolagens, pontes de embarque, além de dar maior agilidade no processamento de passageiros. O aeroporto ainda ganhará mais 68 balcões de check-in.

Já o Santos Dumont recebe intervenções para a melhoria das operações e aumento do conforto para os usuários. Entre as obras, está a conclusão do segundo pavimento de embarque, que abrirá espaço para 12 novos estabelecimentos comerciais na praça de alimentação.

Com informações da SAC

Thays Puzzi

Fonte: Agência CNT de Notícias.
 

Compartilhe: