
O boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (23/3) propõe o dólar sendo cotado a R$ 3,15 no final deste ano. A pesquisa desenvolvida semanalmente pelo Banco Central com instituições financeiras também mostra que a expectativa da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é de alta, chegando a 8,12% no encerramento de 2015, e não mais de 7,93% como previsto na semana anterior. É a primeira vez este ano que a previsão ultrapassa 8%.
A alta da inflação está relacionada principalmente aos preços administrados, regulados pelo governo, como o da gasolina e o da energia. De acordo com a projeção do Focus, este ano, eles terão alta de 12,6%, e não mais de 12%, como estimado anteriormente.
Quanto ao PIB (Produto Interno Bruto), estima-se retração de 0,83%. Na semana anterior, havia sido estimada queda de 0,78%. Já para a produção industrial, o recuo projetado permanece em 2,19%. A expectativa para fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, permaneceu em 13% ao ano. Isso significa que o mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a taxa mais uma vez este ano, em 0,25 ponto percentual.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Transporta Brasil.