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Viracopos tem maior nota de aprovação da história na pesquisa de satisfações dos passageiros

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), bateu a meta com a maior nota da história na avaliação mensal da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros: 4,96 no mês de março, numa escala de 1 a 5.

Viracopos, que já foi eleito quatro vezes o melhor aeroporto do país, voltou a se destacar no estudo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT) sobre os 15 principais aeroportos do Brasil.

Apesar da nota 4,21 no último trimestre de 2016, o resultado geral de Viracopos na pesquisa alertou os gestores do aeroporto: queda de 5% na satisfação dos passageiros em relação ao trimestre anterior e um 10º lugar entre os aeroportos pesquisados.

Os gestores criaram então uma força-tarefa onde cada integrante da equipe ficou encarregado pela melhoria de um ponto fraco específico. A meta era criar soluções para os problemas apontados pelos passageiros.

De acordo com o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, a queda nos números gerou uma reação imediata da equipe gerencial, que analisou os dados e criou um plano de ação para reverter o quadro.

“Temos como filosofia empresarial fazer com que a experiência de viajar por Viracopos seja a mais agradável. Por isso, os resultados dessa pesquisa são tão importantes, para ver se estamos, de fato, medindo e oferecendo serviços de qualidade, conforto, beleza e tranquilidade”, explica.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com a qualidade da internet, que registrou um aumento de 56% na nota de satisfação dos usuários, passando de 2,24 no último trimestre de 2016 para 3,49 nos primeiros três meses deste ano.

No mesmo período, as notas também subiram para o custo-benefício dos produtos alimentícios (17%), a disponibilidade de tomadas (7%), a sensação de segurança (7%) e a limpeza geral do aeroporto (6%).

Outros pontos de destaque em Viracopos foram: a gestão das filas, que reduziu o tempo de espera dos passageiros pelos serviços, e o treinamento com os funcionários sobre cordialidade.

“Algumas ações tiveram impacto imediato na percepção dos usuários, como mostra a nota referente ao tempo de espera na fila do balcão do check-in, que cresceu 14%, e a de cordialidade dos funcionários, que aumentou 3%”, conta a coordenadora de pesquisas de Viracopos, Daniela Fantinati.

Desde a concessão 

Desde a concessão à concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, em 2012, o aeroporto não parou de crescer. Em abril de 2016, Viracopos ganhou uma área de 178 mil m2 com capacidade para atender 25 milhões de passageiros por ano.

Com isso, o aeroporto passou a contar com mais de 70 posições de check-in, 50 totens de autoatendimento; 1.007 câmeras de monitoramento; 240 pontos de wireless; e 7 mil vagas de estacionamento, entre outros itens.

No ranking geral do trimestre, Viracopos ocupou a 4ª posição na escolha dos passageiros. O primeiro lugar ficou com o aeroporto de Curitiba que teve a maior média da pesquisa: nota 4,73.

Fonte: Viracopos.

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