Notícias

Viracopos cai em análise do governo e resultado é mais baixo desde 2014

 

O índice de satisfação geral dos passageiros no Aeroporto de Viracopos diminuiu, de acordo com o Ministério dos Transportes. Uma pesquisa realizada no último trimestre de 2016 mostra que o terminal em Campinas (SP) recebeu nota 4,21 em uma escala que varia de 1 a 5, a mais baixa desde o terceiro trimestre de 2014, quando a estrutura recebeu 4,17 na avaliação.

Divulgado nesta terça-feira (24), o levantamento considerou as opiniões de 14 mil passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros, distribuídos entre voos domésticos e internacionais.

Viracopos, que chegou a ser o mais bem avaliado no primeiro trimestre do ano passado, caiu para 11º lugar na classificação mais recente. O aeroporto de Salvador (BA) teve pior avaliação entre os usuários, enquanto o terminal de Curitiba (PR) ficou na primeira colocação do ranking.

O terminal em Campinas está entre os cinco aeroportos que tiveram redução de nota, segundo a União, no comparativo com o trimestre anterior. Na penúltima análise, Viracopos recebeu 4,39. À época, a estrutura estava na quinta colocação do levantamento feito pelo governo federal.

Indicadores

A pesquisa apresenta cinco grupos de indicadores: infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, companhias aéreas, órgãos públicos e transporte público. Entre os itens de Viracopos que receberam nota inferior a 4 durante a avaliação dos passageiros estão:

– qualidade da internet/Wi-Fi (2,24);
– custo benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,59);
– custo benefício de produtos comerciais (2,78);
– e disponibilidade e localização de caixas/casas de câmbio (3,06);
– custo-benefício do estacionamento (3,41);
– quantidade e qualidade lanchonetes/restaurantes (3,74);
– quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais (3,79);
– disponibilidade de transporte público para o aeroporto (3,80);
– velocidade de restituição da bagagem (3,86)

A maior nota obtida pelo aeroporto foi de 4,40 para “tempo de fila no check-in (autoatendimento)”. Notas superiores a 4,21, índice geral de satisfação dos passsageiros, foram atribuídos para:

– cordialidade dos funcionários da emigração (4,36);
– qualidade da informação prestada pela companhia aérea (4,31);
– tempo de fila na emigração (4,31);
– cordialidade de prestatividade dos funcionários do check-in (4,30);
– cordialidade do funcionário da aduana (4,29)
– cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,28);
– facilidade de embarque/desembarque no meio-fio (4,28);
– confiabilidade da inspeção de segurança (4,27);
– qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,25);
– disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,24);
– limpeza dos sanitários (4,23);
– limpeza geral do aeroporto (4,23);
– sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,23);
– tempo de fila na inspeção de segurança (4,22)

O que diz a concessionária

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou, em nota, que investe para melhorar a experiência dos passageiros. Além disso, frisou que uma equipe multidisciplinar estuda e analisa os resultados das pesquisas para elaborar planos de ações em busca de melhorias.

“Em todas as pesquisas realizadas a média das notas de Viracopos sempre ficou acima da meta estabelecida, que é nota 4 em uma escala de 0 a 5”, informa texto da assessoria.

 

Passageiros e cargas
Em 2016, o terminal em Campinas registrou menor número de viajantes em três anos e terceiro ano consecutivo de queda nas operações com cargas. A concessionária que administra a estrutura desde novembro de 2012 associou os resultados à crise econômica do país.

Fonte: G1 Campinas.

Compartilhe: