O estudo da CNT levou em consideração a geometria da rodovia, qualidade do pavimento e sinalização ao usuário
De acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Estado de São Paulo é destaque no ranking das melhores rodovias do Brasil, ocupando nove das dez primeiras posições.
O estudo revela também que oito das dez rodovias paulistas mais bem avaliadas são administradas por concessões.
Além disso, o levantamento da CNT aponta que cerca de 80% das rodovias estaduais estão em condições satisfatórias, com classificação “ótima” ou “boa“, o que corresponde a 8.112 quilômetros de um total de 10.760 quilômetros de malha rodoviária no estado.
Confira a lista completa:
- Raposo Tavares (SP-270)
- Rodovia dos Tamoios (SP-099)
- Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano) (SP-225)
- Rodoanel Mário Covas (SP-021)
- Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)
- Via Lagos (RJ-124)
- Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463)
- Rodovia Marechal Rondon (SP-300)
- Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070)
- Corredor Dom Pedro I (SP-065)
Quais os critérios utilizados?
A CNT avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país. Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais como metodologia, são eles:
- Pavimento:
A qualidade do pavimento desempenha um papel fundamental na segurança e no conforto dos usuários, além de influenciar diretamente na durabilidade dos veículos e nos custos do transporte. São analisados fatores como buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da via. - Sinalização:
A sinalização apropriada é fundamental para guiar os motoristas, assegurar a fluidez do tráfego e evitar acidentes. A pesquisa avalia a presença, visibilidade e condições de conservação de placas, faixas e outros dispositivos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
- Geometria da Via:
A geometria da via abrange as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses fatores têm impacto direto na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
Fonte: A Cidade On