Notícias

Vazão do Atibaia vai a 14 m³/s e atinge maior índice em 11 meses, diz Sanasa.

 

As chuvas registradas nesta semana aumentaram a vazão do Rio Atibaia para 14 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Sanasa, empresa que capta, trata e distribui o recurso em Campinas (SP). O índice é maior dos últimos 11 meses, já que a média de vazão do rio varia entre 10 a 15 metros cúbicos por segundo.

Na  terça (25), a vazão era de 4,44 m³/s e, por volta das 17h desta quarta, o índice saltou para 8,45 m³/s . O Atibaia abastece 95% do município.

A vazão média do Atibaia na seção de captação é de 12 metros cúbicos por segundo, mas o índice registrado nesta quarta extrapolou este dado. A demanda da cidade, ou seja, a quantidade retirada do rio permanece girando em torno de 4m³/s .

Chuva acumulada

De acordo com as informações da Defesa Civil de Campinas, o índice pluviométrico acumulado foi de 166 milímetros nas região noroeste de Campinas, que abrange cerca de 145 mil habitantes divididos em 64 bairros. A medição apontou também 120 milímetros na área sul, que concentra 260 mil moradores e têm bairros que são próximos ao centro. A região norte, a mais desenvolvida economicamente e tem 200 mil habitantes, recebeu 95 milímetros. A região leste, onde ficam os distritos de Sousas e Joaquim Egídio,  teve 60 milímetros. A sudoeste, onde está o Aeroporto de Viracopos, teve 81 milímetros registrados.

As informações do Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri) apontam acúmulo de 58,6 milímetros de precipitação nas últimas 72h nesta quinta-feira. O órgão faz a medição dos índices pluviométricos no Distrito de Barão Geraldo, onde fica a Unicamp.

Previsão do tempo

Ainda segundo os dados da Defesa Civil, a previsão é de que o tempo chuvoso se mantenha até esta quinta-feira (27), mas, na sexta (28), precipitação já deverá ser menor. Para o fim de semana, a temperatura tende a ficar mais amena e haverá a diminuição gradual das chuvas.

Fonte: G1.

Compartilhe: