Testes de uso de drogas nas fiscalizações de trânsito poderão entrar em vigor em menos de um ano

Como já ocorre com o bafômetro para o consumo de álcool, o Brasil deve passar a fazer testes de uso de drogas durante as fiscalizações de trânsito em menos de um ano.

Quem afirma é o assessor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Daniel Cândido, em audiência pública realizada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, no dia 25/8. Cândido também disse na ocasião que a análise de produtos com essa finalidade começou há poucas semanas.

Por meio dos testes que estão prestes a serem implementados, são capazes de detectar dezenas de drogas pela saliva, como cocaína, maconha e opiáceos.
Estima-se que em aproximadamente seis meses a avaliação do equipamento será concluída nas câmaras temáticas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Pode, então, surgir uma minuta de resolução do Contran para regularizar o uso, como ocorreu com o bafômetro”, afirmou.

De acordo com o presidente da ABC (Associação Brasileira de Criminalística), Bruno Telles, em 2013, a incidência de drogas ilícitas em acidentes aumentou um ponto percentual e chegou a 13%. Cada morte em rodovia, segundo o dirigente, pode chegar a custar R$ 200 mil somente em atendimento médico e hospitalar, o que onera muito os cofres públicos.

Com informações da Agência Câmara

Fonte: Portal Transporta Brasil