Notícias

Proibição do uso de carros de passeio com motor a diesel pode chegar ao fim no Brasil

 

A proibição do uso de carros de passeio com motor a diesel, que vigora desde 1976, pode ser invalidada em breve, pois o projeto de lei 84/2015 do senador Benedito Lira (PP-AL), que tem como objetivo a revogação, está em discussão e conta com um forte apoio.

Atualmente, a legislação brasileira determina que o uso do combustível só é permitido em veículos com mais de mil quilos, no transporte público, de carga ou fora de estrada. A proposta tem o apoio ainda da Aliança Pró-Veículos Diesel, que faz campanha em prol da liberação há pelo menos dois anos e reúne montadoras e fornecedores de componentes.

Caso o projeto seja aprovado, todas as montadoras atuantes no mercado nacional poderão produzir e comercializar veículos do tipo. A frota de veículos a diesel é superior a de modelos a gasolina em alguns países como Alemanha e França. O texto do senador sugere que ao revogar a proibição, poderá ser estimulado também o desenvolvimento do biodiesel.

A aliança afirma que os motivos que fizeram a tecnologia ser proibida no passado já foram superados, pois atualmente os automóveis a diesel são eficientes e cerca de 30% mais econômicos do que modelos similares a gasolina.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Compartilhe: