Sistema “sem parar” de pesagem de caminhões é desenvolvido pela UFSC.

Pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) desenvolveram uma tecnologia que tem como intuito aprimorar a fiscalização do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias. As informações são do portal G1.

O equipamento é capaz de indicar se há ou não infração enquanto o caminhão está trafegando na estrada analisada. Sendo assim, o veículo em questão será pesado na própria pista, em velocidade normal. Apenas os suspeitos de irregularidade terão que entrar no posto de fiscalização. Caso o excesso seja acusado pelo sistema, o motorista recebe a multa em casa, pelos Correios. Caso tente fugir, o caminhão será fotografado e também vai receber uma punição. Já quem estiver seguindo as normas da lei vigente, podem seguir o percurso.

Muitas empresas tem o costume de exceder o limite de cargas, e, por conta disso, muitos motoristas fogem das balanças para não serem flagrados cometendo a infração. A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina analisou 216 mil notas de diferentes empresas de transporte, e foi constatado que 91% delas indicavam que a carga estava acima do peso.

Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes), este projeto foi aprovado e servirá de modelo para implantação de novos postos de pesagem no País.

A ideia também está despertando interesse internacional. Com o objetivo de entender melhor como funciona essa tecnologia, 220 técnicos estrangeiros participaram de um seminário sobre o equipamento no início do mês.

Fonte: Transporta Brasil.