Quase 70 mil motoristas foram multados por excesso de velocidade no feriado

A Operação Independência, realizada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) entre os dias 4 e 7 de setembro, registrou quase 70 mil veículos acima da velocidade permitida em todo o país. A média foi de cerca de 725 multas aplicadas por hora em decorrência dessa infração. Para a PRF, o alto índice de registros de velocidade excessiva demonstra a urgente necessidade de mudança comportamental por parte dos motoristas.

Além disso, foram contabilizados mais de mil casos de embriaguez. Após aplicarem 38,9 mil testes de etilômetro, o “bafômetro”, os agentes impediram 1.056 pessoas de dirigir por estarem sob o efeito de álcool. Outras 151 foram presas em razão da embriaguez ao volante. Esses motoristas apresentaram concentração de álcool superior a 0.34 miligrama por litro de ar.

Um caso que chamou a atenção da PRF ocorreu em Altos (PI). Um motociclista estava no acostamento de uma rodovia, na contramão e sem capacete. Ao ser abordado e submetido ao exame, o equipamento acusou concentração de 1,81 mg de álcool por litro de ar, valor 45 vezes superior ao limite estabelecido por lei.

Apesar de a multa ter ficado mais cara para ultrapassagens indevidas, essa prática ainda é adotada por motoristas. Os agentes flagraram 6,7 mil ocorrências dessas, que são as responsáveis pelos acidentes mais graves nas rodovias federais.

Acidentes

O balanço da PRF aponta que ocorreram 92 mortes em acidentes de trânsito registrados nas BRs durante o feriado. Apenas dois responderam por 14% desse total.

Na BR-070, em Goiás, uma colisão frontal entre uma caminhonete e uma picape resultou na morte de quatro adultos e três adolescentes.

Outro, na BR-251, em Minas Gerais, deixou mortos dois adultos, dois adolescentes e duas crianças, todos da mesma família. Também foi uma colisão frontal entre um caminhão cegonheira e um carro de passeio.

Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias