Pesquisa mostra que 58% dos pneus de caminhões que trafegam na Dutra são reformados

CHECK-UP: NovaDutra realiza fiscalização de itens de segurança, nesta quarta (18) e quinta (19), em Roseira (SP), no Posto Arco-Íris, no km 82 da Via Dutra, pista sentido RJ

Cerca de 58% pneus de caminhões e carretas que trafegam diariamente pela Via Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro, são reformados. Esse dado é resultado de pesquisa realizada pelo Programa “Estrada para a Saúde”, em 138 veículos, entre caminhões e carretas, que passaram pela ação mensal de check-up dos itens de segurança dos veículos realizada pela concessionária NovaDutra e o Instituto CCR.

De acordo com concessionária, em alguns casos, quando os materiais utilizados nos pneus reformados não possuem procedência, há risco de acidentes na rodovia, já que podem desprender da estrutura do pneu causando alguma ocorrência ou até mesmo instabilidade do veículo.

A NovaDutra esclarece que para a reforma do pneu, é preciso atender às regras estabelecidas pelo estatuto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Alerta

No mês passado, a reportagem do Estradas publicou matéria exclusiva alertando os motoristas sobre o perigo que é realidade nas rodovias brasileiras. A matéria abordou que diversos acidentes (sinistros) ocorreram com carcaças de pneus que se soltam de veículos, na maioria das vezes, caminhões, e podem colocar em risco a segurança, alguns deles resultando em vítimas fatais, feridos graves e prejuízos materiais.

pedaco de pneu reproducao - Sindicamp

PERIGO: Susto para o caminhoneiro e sua esposa na BR-116, na Bahia, ao serem surpreendidos com uma ressolagem ‘voando’. Foto: Reprodução/;Arquivo Pessoal

Pontos de atenção com os pneus

• Os motoristas de caminhões e carretas precisam estar atentos ao desgaste dos pneus, já que é proibida a circulação dos pneus inferior a 1,6mm;
  • Os pneus reformados precisam ter o ‘Selo de Identificação de Conformidade’ do Inmetro, constando qual o tipo de serviço feito (recapagem, remodelagem ou recauchutagem).

Nova data para o ‘check-up’

Diante da importância da avaliação dos itens dos veículos e para a conscientização dos motoristas, será realizada nova ação do check-up, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), em Roseira (SP), no Posto Arco-Íris, no km 82 da Via Dutra, pista sentido RJ, no espaço do programa Estrada para a Saúde.

Segundo a concessionária, o objetivo é orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva dos seguintes itens: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão. Todos os serviços são gratuitos e não precisam ser agendados. Durante o atendimento serão distribuídas máscaras descartáveis aos motoristas.

Serviço:

Check-up de caminhões e carretas

Quando: quarta (18) e quinta (19)

Horário: das 9h às 16h

Local: Posto Arco-Íris, no km 82 da Via Dutra (BR-116), em Roseira (SP)

Fonte: Estradas