Obras em Campinas fecham acesso para Barão Geraldo por até 90 dias.

O acesso ao Distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP),  pelo trecho da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), conhecido como “Tapetão”,  ficará interditado a partir das 10h de terça-feira (29) por até três meses. A medida é necessária para a conclusão da última etapa das obras de modernização e remodelação do trevo de entrada do distrito onde fica a Unicamp. A obra é executada pela Concessionária Rota das Bandeiras, que administra rodovias que passam pela cidade, como a Dom Pedro I (SP-065).

O bloqueio possibilitará a conclusão da passagem que está sendo feita sob o “Tapetão”. Haverá também uma modificação na pista atual da rodovia, que será elevada.  Deste modo, quem vem pela D. Pedro I sentido Anhanguera poderá utilizar a passagem inferior para acessar a  Zeferino Vaz sentido Paulínia. Além disso, o elevado do “Tapetão” mantém a ligação entre a rodovia e Barão Geraldo.

Não haverão mudanças para o motorista que sai do distrito e o caminho de Paulínia pelo Tapetão permanece liberado. O caminho para Campinas continua sendo realizado pelo “Tapetão” e o acesso à D. Pedro I sentido Anhanguera acontece pela alça já inaugurada. Outras rotas

Durante o período de bloqueio, o motorista que vai até Barão Geraldo pelo “Tapetão” deverá acessar a pista Sul da Rodovia Dom Pedro I (sentido Jacareí), a partir do km 113, e seguir até o km 137, na altura do trevo do Shopping Parque D. Pedro. Lá, ele deve utilizar as alças do trevo do shopping, acessando a pista Norte da Rodovia Dom Pedro I, sentido Anhanguera, com destino a Barão Geraldo. No km 138+500 metros, o motorista deve seguir para o Distrito de Barão Geraldo pela nova alça, inaugurada na última terça-feira (22).

No trevo do Shopping Parque D. Pedro, se preferir, há uma outra alternativa, pela avenida Guilherme Campos, no Parque das Universidades. O caminho é indicado a quem segue com destino para a Unicamp.

Para quem trafega pela D. Pedro I sentido Rodovia Anhanguera e deseja seguir viagem pela  Zeferino Vaz sentido Paulínia, a opção é utilizar a saída 139 da marginal Norte da Dom Pedro I e utilizar três das quatro alças do trevo para chegar ao “Tapetão”. Depois, é só seguir pela faixa da esquerda, como já acontece.

A concessionária observa que todo o trecho será sinalizado para orientar os motoristas.

Ônibus

O itinerário dos ônibus também foram alterados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e Empresa Metropolitana de Transportes urbanos (EMTU).

As linhas 1.34, 2.69, 3.14 e 3.19 seguirão pela rodovia D. Pedro I e vão chegar a Barão Geraldo através da nova alça do trevo. A linha 3.30 também seguirá pela D. Pedro I, pegará a alça para a avenida Guilherme Campos e entra no distrito pela Unicamp.

Já as linhas 3.31, 3.33, 3.338, 604 DV1 Campinas-Paulínia via Barão Geraldo, 605 Campinas-Paulínia via Rhodia, 606 Campinas-Cosmópolis via Barão Geraldo e 606 Campinas-Cosmópolis via Rhodia seguirão pelo “Tapetão” e irão acessar o distrito pelo km 116 da SP-332, na altura do Real Parque.

Divulgação das mudanças

As novas rotas e alterações das linhas estão sendo divulgadas por meio de panfletos. Em Barão Geraldo, eles estão sendo distribuídos em 19 pontos, e em cruzamentos que dão acesso ao distrito. As mudanças de itinerário dos ônibus também serão sinalizadas em cartazes nos coletivos.

Um carro de som circula pelo distrito, deixando o aviso sobre a interdição e as rotas possíveis ao motorista. Foram instaladas faixas ao longo de vias municipais na Dom Pedro I e no Tapetão. Placas também serão afixadas.

Fonte: G1 Campinas.