Mulheres vem conquistando cada vez mais espaço no setor logístico

A presença feminina no setor contribui para o aprimoramento da área logística na região

Em uma área considerada estratégica para a economia e as exportações do Estado, as mulheres vêm conquistando gradativamente ocupações importantes no setor logístico, que envolve operações, transporte de cargas e navegação. Alguns cargos, que antes eram exclusivamente ocupados por homens, agora já contam com a atuação feminina, que alia competência e conhecimento técnico aprofundado no cotidiano de trabalho. Na Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, 122 mulheres já atuam nas operações da companhia, nos municípios de Barcarena e Itaituba, contribuindo para o bom desempenho e desenvolvimento do setor logístico paraense.

Um dos exemplos é a supervisora de operações da Hidrovias do Brasil, Mery Janie, que trabalha na Estação de Transbordo de Cargas do Porto de Miritituba, em Itaituba. Ela conta que conquistou o cargo de confiança há cerca de um ano após ter iniciado a sua trajetória profissional dentro da companhia há seis anos. “Com apoio da empresa fui a primeira mulher a ser escolhida para ocupar esse cargo, inclusive realizo as mesmas atividades que os meus colegas. Acho muito importante que as mulheres ocupem as mesmas posições que os homens, porque nós temos demonstrado que sempre conseguimos desempenhar vários papéis ao mesmo tempo. É possível realizar qualquer trabalho desde que a gente goste do que faça”, destacou.

Mery Janie também conta que o cotidiano relacionado à função de supervisão envolve o acompanhamento da rotina de chegada dos caminhões, que descarregam cargas importantes, como os grãos, que são analisados e encaminhados para as embarcações, que navegam pelo Rio Tapajós até chegar ao Porto de Vila do Conde. “Sem dúvida, a rotina de trabalho é muito movimentada, mas gratificante”, ressaltou.

“Sem dúvida, o crescimento da participação feminina no segmento logístico é muito importante. Quanto mais fomentamos esse processo, mais opções teremos neste mercado, que está em fase de expansão. Além disso, é importante destacar que homens e mulheres têm estilos complementares, que podem contribuir para o alcance de excelentes resultados neste segmento”, destacou a gerente de RH do Sistema Norte da Hidrovias do Brasil, Márcia Carvalho.

Fonte: Rede Para

Imagem: Divulgação