Ministro dos Transportes se compromete a entregar 861 quilômetros de rodovias até abril

Renan Filho destaca que País tem hoje 100 obras paralisadas ou em ritmo lento; pacote prevê construção e revitalização de 72 pontes e viadutos e a retomada de obras de 670 quilômetros de estradas federais

BRASÍLIA – O governo federal se comprometeu a entregar 861 quilômetros de rodovias construídas, revitalizadas e sinalizadas até abril deste ano, de acordo com o plano dos primeiros 100 dias do governo do Ministério dos Transportes. A expetativa é gastar R$ 1,7 bilhão do orçamento do ministério no primeiro quadrimestre, o maior valor para o período nos últimos cincos anos.

O pacote, anunciado nesta quarta-feira, 18, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, prevê a construção e revitalização de 72 pontes e viadutos até abril. Ele se comprometeu a retomar 670 quilômetros de estradas federais com ações de revitalização e construção. Serão 572 quilômetros revitalizados, 92 quilômetros construídos, ação para segmentos críticos em seis quilômetros e a construção de uma ponte.

rodovia br 364 rondonopolis cuiaba 19 05 14 567x340 3 - Sindicamp

O plano, antecipado pelo Estadão, foi dividido em cinco eixos: revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias; prevenção de acidentes para redução de mortes nas rodovias; medidas para escoamento da safra recorde de grãos; pronto atendimento para emergências, como Chuvas; e ações para fortalecimento para atração de investimento privado.

Segundo Renan Filho, as principais rodovias com entregas até abril são: BR-432/RR, BR-364/AC, BR-116/CE; BR-101/SE; BR-116/BA; BR-101/AL; BR-080/GO; BR-3811/MG; BR-447/ES; BR-163/PR; BR-470/SC e BR-116/RS.

Ao anunciar o plano, o ministro fez questão de destacar que o objetivo é interromper no primeiro ano o processo de piora seguida de depreciação das rodovias brasileiras que vem acontecendo nos últimos anos. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que 66% das malhas federal e estaduais têm avaliação regular, ruim e péssima. “Temos mais de 100 obras em ritmo lento ou paradas”, reconheceu o ministro. Ele disse que vai priorizar as obras estruturantes, em vez de pulverizar os recursos em muita obras.

O foco do plano é reduzir também as mortes nas rodovias. Segundo ele, o Brasil é o terceiro País com mais mortes no trânsito – mais de 31 mil mortes em 2021. Renan filho destacou que o Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito busca reduzir acidentes em 50% e salvar 86 mil vidas até 2028.

O plano prevê a assinatura de novos contratos para 2.786 quilômetros; contratação de mais 8.032 quilômetros e 17.312 quilômetros de novas licitações de revitalização, sinalização e construção — além de 1.469 quilômetros de extensão de novos projetos para ampliação da malha rodoviária nos primeiros 100 dias. A expectativa é de 19 ações ambientais de estudos, plantio compensatório, recuperação de áreas degradadas, licitações, contratações e audiências públicas. O ministro não deu detalhes dessas ações.

Fonte: Estadão