Heineken alcança resultados positivos com o Programa de Excelência de Transportadoras

Para que as suas cervejas cheguem a todos os cantos do País, a HEINEKEN Brasil conta com os serviços de 62 transportadoras, sendo que 22 delas são responsáveis por 90% do volume transportado. Exatamente essas empresas parceiras são convidadas a participar, anualmente, do Programa de Excelência de Transportadoras (TSPs Excellence Program (TEP)), lançado pela área de Logística, em 2015. Considerado benchmark e pioneiro dentro do universo HEINEKEN, o TEP visa estimular a excelência, reconhecendo e estreitando o relacionamento com as transportadoras, que executam o seu trabalho com perfeição.

Durante o Programa, a atuação das transportadoras é medida quantitativa e qualitativamente, de acordo com os vários requisitos estabelecidos pela HEINEKEN, principalmente, segurança.

O TEP foi estruturado a partir de Key Performance Indicators (KPIs), que avaliam a performance das transportadoras, em relação aos targets definidos pela HEINEKEN.

Em 2015, foram analisadas 16 transportadoras, que representam 80% do volume movimentado pela companhia, no ano. Diante disso, mensalmente, foi verificado todo o histórico de carregamentos dessas transportadoras, com base nos controles da HEINEKEN, e avaliado se estavam de acordo com os requisitos estabelecidos pela empresa ou não. Trimestralmente, na avaliação qualitativa, a equipe responsável da HEINEKEN, que tinha acesso à operação da transportadora, avaliava requisitos, como engajamento, comunicação, entre outros.

PREMIAÇÃO
Após todo esse período e processo de análise e avaliação das transportadoras, no dia 21 de maio deste ano, em Araraquara, interior de São Paulo, foram premiadas as três melhores transportadoras para a HEINEKEN, daquele ano.

Durante parte do dia do evento, os participantes visitaram a fábrica da empresa e foram abordados temas, como segurança no carregamento, qualidade do produto entregue ao cliente, entre outros assuntos.

RG LOG
A empresa melhor pontuada no Programa, durante as avaliações mensais, e que teve o melhor destaque durante todo o ano, nas questões qualitativa e quantitativa, foi a RG LOG Logística e Transportes, vencedora do TEP, que tem se mostrado exemplo de um trabalho executado com excelência para a HEINEKEN.

A RG LOG é um dos maiores operadores logísticos do Brasil e oferece serviços personalizados e controles inteligentes de operações, sempre garantindo altos padrões de qualidade, segurança e gerenciamento de risco.

Empresa certificada pelo GHG Protocol em Sustentabilidade, compensando 150% da emissão de gases de 100% de sua frota própria, com mais de 1.200 equipamentos, atua no transporte especial, carga geral, fracionado, agronegócio, combustível e serviços de Pre- -Delivery Inspection (PDI).

RESULTADOS
O TEP já tem gerado grandes resultados, entre eles, o engajamento das transportadoras junto à empresa e a cultura de buscar sempre a excelência na execução, implantada a partir do Programa. As transportadoras estão muito mais interessadas em atender da melhor forma possível.

Durante o Programa, houve, ainda, muitas transportadoras que implementaram uma área específica, para fazer a gestão do TEP. Isso gerou importantes melhorias para a operação da HEINEKEN, surtindo grandes resultados durante o ano.

TEP 2016
Para este ano, a HEINEKEN Brasil desenvolveu um sistema de pontuação, de fácil entendimento, em relação à avaliação do Programa. Outra novidade refere-se às renovações contratuais e de ampliação de escopo, nas quais se passou a considerar a performance das transportadoras no TEP, nas decisões, tornando o Programa uma ferramenta importante de gestão do fornecedor.

Por Revista Mundo Logística.

Fonte: Intelog.