Fenabrave: Vendas de veículos recuam 15,2% em março ante 2013.

21544 1 - Sindicamp

As vendas de veículos — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus — caíram 15,2% em março, na comparação com o resultado de um ano antes, e recuaram 7,2% em relação a fevereiro. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos. No total, 240,8 mil unidades foram licenciadas em março, o pior resultado em 13 meses. O setor não mostrava volume tão baixo desde fevereiro do ano passado, quando 235,1 mil veículos tinham sido licenciados.

Pesou no desempenho de março o feriado de Carnaval, que tirou pelo menos dois dias de vendas na primeira semana do mês. Além disso, o consumo perdeu força em virtude da recomposição do IPI. Nos dois primeiros meses do ano, os estoques de automóveis com a alíquota antiga do imposto tinham ajudado as montadoras a bater recorde de vendas. Com o fim desses estoques, houve uma diminuição do apetite dos consumidores por carros novos.

O mercado fechou o trimestre acumulando queda de 2,1%, revertendo, assim, a trajetória positiva registrada até fevereiro, quando as vendas subiram 4,6%. Nos três primeiros meses do ano, 812,8 mil veículos novos foram vendidos no país.

Colocando na conta apenas os carros de passeio e utilitários leves, as vendas do mês passado somaram 228,7 mil unidades, 14,8% a menos do que em março de 2013. Na comparação com fevereiro, a queda foi de 7%.

A Fiat liderou o mercado, com 23,5% das vendas totais. Na sequência, apareceu a General Motors (GM), com 17,7% do mercado, que tirou a segunda colocação da Volkswagen, cuja participação ficou em 16,5%.

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que os emplacamentos de caminhões, de 9,3 mil unidades em março, ficaram 24,4% abaixo do volume de igual período de 2013. Em relação a fevereiro, o recuo foi de 10,8%.

Já o mercado de ônibus caiu 15,2% em março, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. No total, as vendas de ônibus somaram 2,7 mil unidades, 7,1% abaixo do volume de fevereiro.

Com relação às motos, houve recuo de 9,4% nas vendas em março, comparativamente a igual período de 2013. No total, 112,2 mil motocicletas foram emplacadas no mês passado, 6,1% a menos do que em fevereiro. No primeiro trimestre, foram vendidos 365,4 mil motos, o que representa uma alta de 3,8%.

A Honda, líder desse mercado, teve 81% das vendas no mês passado. Já a Yamaha, segunda colocada, ficou com 12,2%.
Fonte: Setcesp.