Estudo aponta otimismo de empresários de Campinas e região com economia e busca pela inteligência artificial

Uma pesquisa apontou que 65% das empresas estão em discussão ou implementação de ações de reformulação de processos para Inteligência Artificial. O estudo faz parte da sondagem econômica anual do IBEF Campinas (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). A amostra reuniu 150 participantes na edição de 2024.

Em 54% das empresas a transformação digital está em um nível intermediário. E 18% se encontra em nível avançado, o que reforça a adoção da tecnologia dentro dos negócios, segundo Wellington da Costa Lopes, vice-presidente de Marketing e Ações Comerciais do IBEF.

Outro tema que chamou a atenção foi a manutenção ou geração de postos de trabalho. Apenas 8% dos executivos mencionaram que vão reduzir o quadro de funcionários em 2024, contra 17% que pretendiam dispensar OS colaboradores no ano passado. Ou seja, 92% de empresas pretendem manter ou contratar novos funcionários, refletindo na economia da região. Para o economista, Rodrigo Sabbatini, os dados indicam que os empresários estão mais otimistas neste ano.

Ainda sobre o mercado, a pesquisa também indicou que 52% das empresas estão estimulando a diversidade no ambiente de trabalho.

Fonte: CBN Campinas/ Foto: Thalita Souza/CBN Campinas