Entidade do transporte de cargas promove evento sobre tecnologia estratégica nos negócios

A relação industrial dos trabalhadores com o digital será avaliada no encontro

Está de volta em fevereiro o Programa Inovação, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (Sindicamp). Seguindo o formato híbrido nesta 1ª edição de 2023, o evento acontece no próximo dia 24 de fevereiro com o tema “Conectividade: tecnologia estratégica para o sucesso do seu negócio”. A dinâmica e as expectativas do encontro são o assunto defendido pelo presidente da entidade, José Alberto Panzan.

Com população estimada em cerca de 46 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo é o estado mais povoado do Brasil, o que consequentemente acarreta maior número de pessoas com acesso à internet. Ainda conforme o instituto, aproximadamente 80% da população brasileira tem algum tipo de acesso à internet, conectividade esta, também, inserida no mercado de trabalho.

No setor de transporte rodoviário de cargas, segundo o presidente do sindicato, as tecnologias estão cada vez mais presentes nas rotinas operacionais das transportadoras: “o mundo sofreu uma aceleração em termos de tecnologia e inovações devido à crise da covid-19. A indústria automotiva já estava provendo veículos com mais tecnologia, e buscamos aprimorar nossos processos e integração de sistemas, automatizando rotinas e tratando melhor as informações a fim de melhorar a eficiência das operações e de reduzir custos”, destaca José Alberto.

De 2020 para cá, a escalada digital tomou conta de diversos serviços, inclusive os de logística. Para entender este êxodo, com a presença de empresas, o evento vai discutir o impacto dos aplicativos de entrega, dos computadores, dos tablets e do 5G no crescimento do setor de transportes. Outro assunto que deve ser abordado são as expectativas a curto, médio e longo prazo de arrecadação e de despesas do segmento brasileiro.

José Alberto Panzan defende que o tempo de aplicação desses processos será o catalisador dos resultados positivos: “A conectividade pode acelerar esses processos, pois tendo as informações em tempo real, de forma integrada, conseguimos ser mais ágeis e tratá-las de forma mais assertiva”. Ele ainda acrescenta a importância do programa na concretização de tais práticas: “O Inovação Empresarial busca fomentar o transportador com temas atuais, abordando temas de interesse e que podem auxiliar o empresário a melhorar o desempenho de sua companhia disseminando informações”, pontua.

Confirmado para a última sexta-feira (24) deste mês, o evento está previsto para iniciar às 10hs e seguirá o formato híbrido. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponibilizado neste link: https://forms.gle/cbuaK36T8Rcw6skw7

Por Davi Nunes Souza