Notícias

Economia brasileira fica entre as líderes de crescimento no 1º tri

Agência Austin Rating leva em consideração o PIB de 49 países de todo o mundo; Brasil só fica atrás de Hong Kong, Polônia e China

 

O salto de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre de 2023 foi uma surpresa para a maior parte do mercado, pois as previsões giravam em torno dos 1,2%. Além disso, o indicador também colocou o Brasil no topo do mundo. Entre as economias de 49 países, a nacional foi a quarta que mais cresceu nesse período, . Os dados foram compilados pela agência classificadora de risco Austin Rating.

As três primeiras posições foram ocupadas por: Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%) e China (2,2%). Assim, o Brasil ficou à frente de outros países desenvolvidos, como Portugal (6º lugar, com 1,6%), Estados Unidos (9º, com 1,3%) e Canadá (15º, com 0,8%).

Por outro lado, vale lembrar que, como a nossa economia produz menos em termos absolutos, é “mais fácil” o Brasil  ter uma aceleração maior. Isso porque a base de cálculo seria menor que a dos EUA, por exemplo, segundo economistas.

Luiz Alberto Melchert, economista e doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo), afirma que “mesmo que combalida [enfraquecida], a economia do Brasil é grande demais para que essa regra se aplique plenamente”.

“O que acontece é que, depois de uma série de maus resultados, o denominador fica menor, daí os índices de crescimento podem parecer surpreendentes”, disse ao R7.

Bom desempenho não surpreende especialista

Para Melchert, o PIB brasileiro deste início de ano não surpreende: “Tudo indicava para o início de um ciclo virtuoso para os próximos anos”.

No entanto, ele acredita que o bom momento atual não se manterá. Isso por causa da taxa de juros, atualmente fixada em 13,75% ao ano, “Na verdade, esse ciclo, em parte oriundo da baixa taxa de juros anterior, pode ser anulado pela altíssima taxa de juros”, declarou.

Fonte: r7

Compartilhe: