Notícias

Detran implanta uso de placas com código de barras e lacres rastreáveis.

 

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo implantou no início deste mês sistema para coibir clonagem de veículos, os chamados dublês. Os carros emplacados a partir deste mês terão placa com código de barras e lacres rastreáveis, o que permitirá às autoridades a checagem de informações com o objetivo de verificar se o elemento de identificação é correspondente ao do chassi original.

Algumas placas, instaladas recentemente, já contavam com código de barras. O sistema, entretanto, era apenas para verificação interna das empresas fabricantes, e não para checagem por parte do Detran. É o que explica o diretor de veículos do departamento, Israel Alexandre de Souza. “Era um controle interno, não era possível ver se a informação batia. A empresa não tinha 100% do controle.”

Outra mudança será a fixação das taxas. Para automóveis, por exemplo, o valor do emplacamento será de R$ 100,84, não havendo pagamento adicional para empresas responsáveis pelo serviço.

Souza explica que, inicialmente, não há previsão de expandir as trocas para veículos já emplacados, com exceção dos que tiverem de substituir o identificador em razão de danos ou em caso de mudança de domicílio. A estimativa é de que as novas placas sejam maioria em até quatro anos.

Fonte: Do Diário do Grande ABC.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up