Detran divulga calendário de vistorias para 2014.

O calendário de vistoria veicular para 2014 será publicado nesta terça-feira no Diário Oficial, de acordo com o Detran. Em nota, o departamento ressalta que o procedimento só poderá ser efetuado após quitação integral dos débitos relativos a tributos e encargos vinculados ao veículo, com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e multas. Carros de passeio zero quilômetro estão dispensados de vistoria nos dois anos seguintes ao de sua compra. Veículos nessas condições adquiridos em 2012 e 2013 não precisarão se submeter ao procedimento em 2014, mas ainda assim precisam ter seu registro feito.
Carros com placa de final 9 ou 8 terão até 31/05 para realizar a vistoria. Os de final 7 ou 6 terão até 30/06. De 5 ou 4 terão até 31/07. Os de 3 ou 2 terão até 31/08. Os de final 1, terão até 30/09. Os de final 0 terão até 31/10. O novo cronograma difere do apresentado para 2013, em que carros de final 0 e 9 abriram o período, que tinha prazo até junho, ao invés de maio, como será no ano que vem.
O Detran lembra que os carros de passeio zero quilômetro, particulares, com capacidade para até cinco ocupantes, estão dispensados da vistoria nos dois anos seguintes ao da sua aquisição. A medida se baseia no entendimento de técnicos do Detran e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de que, nos três primeiros anos de uso, o desgaste de carros na situação descrita não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.
A entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos carros dispensados da vistoria é feita de acordo com prazos de final de placa anunciados pelo Detran no calendário. Sem esse documento, o veículo não poderá circular.
Fonte: O Globo.