Notícias

COM 77 DIAS DE QUARENTENA, CAMPINAS INICIA REABERTURA GRADUAL DO COMÉRCIO NESTA SEGUNDA; VEJA O QUE FUNCIONA

Após 77 dias de quarentena, que manteve apenas os serviços essenciais abertos desde o dia 23 de março para conter a pandemia de coronavírus, Campinas (SP) inicia nesta segunda-feira (8) a retomada gradual do comércio, shoppings, escritórios e outros segmentos da economia. A flexibilização, prevista também no plano elaborado pelo governo estadual, terá restrições de horário e limitação na capacidade de atendimento.
A retomada do comércio foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (4). O decreto também determinou a prorrogação da quarentena até o dia 15 de junho, como prevê o Plano São Paulo, estratégia de reabertura do governo estadual que dividiu as regiões de São Paulo por fases de classificação.
A região de Campinas, classificada na fase 2 – laranja, deve manter restaurantes e bares com as portas fechadas, mas atendimento por delivery e drive-thru. Salões de beleza, cinemas, teatros e espaços públicos permanecem sem atendimento.
Campinas tinha permissão inclusive para abrir o comércio, com todas as restrições determinadas, no dia 1º de junho. No entanto, o prefeito Jonas Donizette (PSB) decidiu adiar a medida por uma semana para aumentar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tentar negociar com o governo estadual o aumento da carga horária de funcionamento dos locais de 4 horas para 6 horas. O pedido foi negado pelo governador João Doria (PSDB).
• Entenda o que Campinas precisa avançar à terceira fase
Veja o que volta a abrir:
• escritórios em geral (advocacia, contabilidade, imobiliária, engenharia, arquitetura, turismo e etc)
• shoppings, de 16h às 20h
• comércios de rua em geral, de 12h às 16h
• atividades religiosas
Atividades que seguem proibidas:
• espaços públicos e eventos com aglomeração
• bares e restaurantes (para atendimento ao público)
• Salões de beleza, academias, teatro e cinema
• Nos shoppings: atividades culturais e de lazer, praça de alimentação, serviços de vallet
Funcionamento por quatro horas
O governo estadual definiu que os estabelecimentos comerciais e as atividades religiosas podem funcionar por quatro horas.
Com isso, comércios e serviços “de rua” funcionam das 12h às 16h, enquanto shopping terão abertura de 16h às 20h. A capacidade de atendimento fica reduzida em 20%.
O funcionamento também fica condicionado à obtenção da Declaração de Estabelecimento Responsável, por meio da qual o responsável legal pelo estabelecimento atesta a responsabilidade social no controle da pandemia.

Transporte público

Para a retomada, a prefeitura anunciou o reforço nas linhas dos ônibus municipais que registrarem aumento na demanda diária. Serão, segundo a Emdec, de 25% a 30% de aumento no número de veículos.
A empresa também promete aferir a temperatura corporal de forma aleatória dos passageiros. Segundo o prefeito Jonas Donizette, os usuários que estiverem com 38ºC ou mais não poderão embarcar. A medição ocorrerá em terminais municipais.

Casos

Campinas tem, até esta segunda-feira, 2.632 casos da Covid-19 e atingiu, no sábado (6), a marca de 100 mortes provocadas pela doença. No domingo (7), a prefeitura não divulgou pelo terceiro dia consecutivo, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos e privados do município.
Em nota, o Executivo afirmou que a taxa será atualizada nesta segunda-feira, “já que 32 leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid foram acrescidos desde sexta-feira e parte será incluída amanhã [segunda]”.
Além disso, a prefeitura afirmou que todos os pacientes com Covid-19 que necessitaram de UTI neste final de semana foram atendidos.

Histórico
Apesar da retomada iniciada nesta segunda-feira, a prefeitura reviu, ao longo da pandemia, a lista dos serviços considerados essenciais – aqueles que poderiam funcionar mesmo com a quarentena e liberou a abertura de alguns empreendimentos.
Em 12 de maio, materiais de construção, concessionárias, lava-rápido, assistência técnica de eletroeletrônicos retomaram.

Fonte: G1 Campinas.

Compartilhe: