Notícias

Câmara analisa projeto que determina instalação de alarme de caçamba levantada em caminhões.

caminhao cacamba lei - Sindicamp

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5528/13, do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), que torna obrigatória a instalação de alarme, nos caminhões com caçamba basculante. A ideia é alertar o motorista quando a caçamba estiver levantada e assim evitar acidentes.
O projeto altera o artigo do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) que enumera os equipamentos obrigatórios para que veículos possam trafegar com segurança.
Segundo o parlamentar, alguns motoristas de caminhão já vêm instalando o dispositivo sonoro por conta própria ao custo médio de R$ 50. O objetivo do projeto é tornar o equipamento obrigatório para todos os caminhões com caçamba-basculante.
“Alguns veículos já têm um sistema de travamento – porém, comprovadamente falho – e alguns veículos têm um sinal luminoso. Entre tantos sinais de alerta que contém o painel de um caminhão, ali está um sinalzinho luminoso alertando o motorista que a caçamba está erguida e o carro em movimento”.
O projeto tramita em conjunto com o PL 5669/09 nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Com informações da Agência Câmara.
Fonte: Transporta Brasil.

Compartilhe: