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Brasil não cumpre compromisso de reduzir número de vítimas no trânsito.

 

O Brasil se comprometeu com as Nações Unidas em reduzir pela metade as mortes nas estradas e nas cidades. Mas, infelizmente, o número de vítimas do trânsito só vem aumentando.

Mais de 44 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil em 2012, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde. É a quinta pior posição no mundo. Seu Wilson teve sorte. Derrapou na chuva e destruiu o carro num poste. Agora só tem um pensamento:
“Voltar para casa”, diz o pintor Wilson de Souza.

A ONU propôs a redução do número de acidentes e mortes no trânsito até 2020. O Brasil se comprometeu a melhorar as condições das estradas. Numa, em Minas, conhecida como a rodovia da morte, são 200 curvas nos 100 quilômetros da BR-381. Flagramos muitas ultrapassagens proibidas em alta velocidade e também motos e carros utilizando o acostamento.

Uma das metas do plano para diminuição do número de mortes no trânsito é o socorro mais rápido e eficaz das vítimas. Feridos graves podem ser salvos se chegarem em menos tempo aos hospitais.

Ricardo estava nervoso na porta de um hospital em Belo Horizonte porque uma caminhonete bateu de frente no carro da irmã dele. E o resgate demorou muito.

“Até aqui levou 1h40”, contou o irmão da vítima sobre o tempo gasto até o hospital.

Em busca de melhorar a segurança no trânsito, o Brasil aumentou recentemente o valor das multas. Tornou também os carros mais seguros com a obrigação de instalação de freio ABS e air bag nos modelos novos. Para essa especialista, houve avanços mas ainda falta muito:

“Nós tivemos a legislação, que protege em relação ao consumo do álcool, ao cinto ao capacete, ao transporte de crianças, Então isso é extremamente positivo, mas sozinho não faz com que nós estejamos próximos de alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortes no Brasil”, diz Rosely Fantoni, chefe da Gerência de Educação para o Trânsito do DER.

Fonte: Jornal Nacional.

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