Aumenta o valor do pedágio nas praças da BR-050, em Goiás

Empresa que administra rodovia alegou aumento nos custos de manutenção.

Os valores cobrados nos pedágios da BR-050 aumentaram em 23% nesta terça-feira (12) em Goiás. A alteração nas tarifas foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A MGO Rodovias, empresa que administra a via, alegou que houve reajuste no custo de manutenção.

No trecho goiano da rodovia existem duas praças de pedágio: uma em Ipameri e outra em Campo Alegre de Goiás, ambas no sudeste do estado. O aumento aconteceu apenas oito meses após a inauguração das barreiras.

De acordo com a concessionária da rodovia, a revisão extraordinária da tarifa foi necessária após a aprovação da Lei dos Caminhoneiros, em abril de 2015. A MGO Rodovias alega que, com isso, aumentou-se a tolerância de peso por eixo do caminhão, o que pode causar um desgaste maior no asfalto. Além disso, a nova legislação permite que seja cobrado um pedágio mais barato de caminhões vazios. Antes, o preço era um só independente de estar carregado ou não.

Antes do reajuste, carros de passeio pagavam R$ 5,20 na praça de Campo Alegre. Agora, o valor sobe para R$ 6,90. O preço para motos, que era de R$ 2,60, passa para R$ 3,45. Já motoristas de caminhões reboques, que têm a maior tarifa, deixam de pagar R$ 31,20 e terão que desembolsar R$ 41,40.

Fonte: Do G1 GO