Notícias

ANAC facilita liberação de uso de equipamentos eletrônicos em aeronaves.

 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou, no dia 30/10, uma Instrução Suplementar que deve simplificar a solicitação das companhias aéreas para liberar uso de equipamentos eletrônicos portáteis (celulares, tablets, câmeras fotográficas etc.) a bordo de aeronaves em todas as fases do voo.

A expectativa da Agência é que, com um método padronizado, fique mais simples para as empresas realizarem uma análise da frota, determinando se a medida é segura e se o uso dos aparelhos não causa interferências nos sistemas de comunicação e navegação.

Hoje, é proibido o uso de celulares durante todo o voo e a utilização de alguns aparelhos Somente na fase de cruzeiro, quando o avião está mais de 10 mil pés acima do nível do solo.

Se o resultado for positivo, equipamentos que não possuem antenas transmissoras ou que estiverem desativados, como equipamentos de som, tablets e celulares no modo avião, poderão ser utilizados durante todo o voo.

E os celulares com modo de transmissão ativado poderão ser utilizados após o pouso, durante o táxi até o portão de desembarque.

Fonte: Transporta Brasil.

Compartilhe: