Ambev investe em segurança logística e reduz índice de acidentes quase pela metade.

ambev seguranca logistica - Sindicamp

Com a intenção de manter seguras as operações que envolvem a cadeia logística de bebidas, a fabricante Ambev investiu aproximadamente R$ 9 milhões em novos sistemas, ferramentas, padronização de procedimentos e treinamentos de segurança.
A iniciativa já aponta bons resultados, uma vez que, de janeiro a novembro do ano passado, o número de acidentes com afastamento do trabalho foi 45% menor que o registrado no mesmo período de 2012. Atualmente, a empresa contabiliza um acidente com afastamento para cada 179.850 entregas realizadas.
“Nossa operação logística é grandiosa. Há muitas vidas e famílias envolvidas neste trabalho. A preocupação com a segurança de todas essas pessoas é uma prioridade genuína para a Ambev. Na área de logística, assim como nos outros setores da companhia, temos uma equipe totalmente dedicada às questões de segurança”, afirma Vinicius Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev.
A monitoração do procedimento é extensa. Hoje, a Ambev atende mais de um milhão de pontos de venda no País com cerca de 25 mil funcionários próprios e terceiros, e 6,5 mil veículos que fazem cerca de 113 mil viagens mensais. Quase 25 mil funcionários próprios e terceiros estão envolvidos nesta operação. Cerca de 50 empresas prestam serviços logísticos para a fabricante de bebidas, e são responsáveis pelo trabalho interno nas 44 unidades fabris, 90 centros de distribuição, além da entrega dos produtos nos pontos de venda.
Ações preventivas
A Ambev conta com metas de redução de acidentes e fornece treinamentos para que toda a rede esteja alinhada aos procedimento de segurança. A empresa chegou a desenvolver um material didático com metodologia e conteúdo próprios, que orienta sobre as atividades críticas de logística.
Para evitar a queda de pessoas de caminhões e plataformas, a Ambev criou kits de ergonomia que auxiliam os profissionais na subida e descida dos veículos e permitem que eles tenham mais pontos de apoio. Além disso, todas as empilhadeiras que o funcionários operam possuem alarme e luz de ré automáticos, dois espelhos retrovisores e um dispositivo que limita a velocidade máxima a 16 km/h.
Em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), a Ambev desenvolveu um sistema visando evitar atropelamento por empilhadeira. Batizado de Safety RFID, o sistema patenteado funciona por meio de tecnologia de identificação por rádio frequência e desabilita o acelerador quando identifica a aproximação de pedestres.
A Ambev conta também com motoristas autônomos que prestam serviços eventuais. E para esse segmento também estar de acordo com as exigências de segurança, a empresa lançou o Frota Legal, um sistema de inscrição e triagem desses profissionais. Para estar de dentro dos padrões, o motorista precisa estar treinado em direção defensiva e ter todos os equipamentos de segurança exigidos pela empresa e pela legislação vigente.
Para o time de motociclistas, a Ambev desenvolveu o Tech Safety, software que rastreia, monitora e traça o perfil do condutor. Isso permitiu a redução de 62% do número de acidentes com condutores de moto no primeiro ano de funcionamento.
Fonte: Transporta Brasil.