Viracopos e rodoviária de Campinas preveem 341 mil usuários em feriados prolongados

A rodoviária de Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos preveem movimentação de pelo menos 341 mil passageiros durante os feriados prolongados da Proclamação da República e Dia da Consciência Negra, celebrados respectivamente nesta quinta-feira (15) e na terça-feira (20).

O terminal rodoviário Ramos de Azevedo espera receber 169 mil passageiros entre a quarta-feira e 21 de novembro. Segundo a concessionária Socicam, entre os destinos mais procurados estão as cidades de São Paulo (SP), Americana (SP), Sorocaba (SP), Londrina (SP) e Belo Horizonte (MG).

A previsão é de que o período mais movimentado seja nesta quarta e quinta-feira. Com isso, a orientação da é para que as passagens sejam compradas com antecedência pelos usuários.

Além disso, a Socicam destacou que o quadro de funcionários nas áreas de operação, limpeza, segurança e manutenção devem receber reforço de acordo com a demanda, assim como a programação dos ônibus conta com veículos extras para atender ao aumento do fluxo.

“A operação especial também é estendida aos parceiros que atuam dentro dos terminais, tais como: empresas de ônibus, pontos de alimentação, lojistas e demais serviços”, diz nota.

Cuidados ao embarcar

Etiqueta QR Code: para passagens compradas fora do terminal é necessário retirar a etiqueta QR Code na bilheteria da viação escolhida para o acesso à área de embarque;

Documentação para viagem: a apresentação do documento de identificação original e com foto é obrigatória;

Embarque de crianças e adolescentes: a partir dos 12 anos de idade, o passageiro pode viajar totalmente desacompanhado; crianças com idade inferior precisam de autorização;

Bagagens: são permitidos até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão;

Horário de chegada ao terminal: é recomendado que o passageiro chegue ao terminal pelo menos uma hora antes do horário marcado no bilhete;

Remarcação de passagens: em casos de desistência ou impossibilidade de viajar, a remarcação e reembolso da passagem são feitos com até três horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus;

Viracopos

A concessionária responsável por administrar o aeroporto estima circulação de 172 mil passageiros, com previsão de 1,8 mil pousos e decolagens. O quadro de funcionários também será reforçado.

Os dias com maiores fluxos devem ser esta quarta-feira (14), entre 17h e 23h30; na terça-feira (20), entre 19h e 23h30; e na quarta-feira (21), entre 5h e 10h, informou a Aeroportos Brasil Viracopos.

Entre os destinos mais procurados estão capitais da região Nordeste, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Vitória (ES), cidades do interior de São Paulo (SP), Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).

Fonte: G1 Campinas.