Tarifas de pedágio são reajustadas na Rodovia Presidente Dutra e na Ponte Rio-Niterói.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (24), duas resoluções que aprovam a revisão e o reajuste das tarifas de pedágio na Rodovia Presidente Dutra e na Ponte Rio-Niterói a partir do próximo 1º de agosto.

Na Ponte Rio-Niterói, o aumento será de 6,12%, passando de R$ 4,90 para R$ 5,20 o valor pago por veículos leves nos postos pedágios.

Na Presidente Dutra, o aumento foi de 7,92%. Nessa rodovia, as praças de pedágio possuem valores diferenciados. Dessa forma, a tarifa para a categoria de veículos de passeio foi alterada de R$ 10,10 para R$ 10,90 nas praças de pedágio de Moreira César, Itatiaia e Viúva Graça; de R$ 2,50 para R$ 2,70 nas praças de pedágio de Arujá, Guararema Norte e Guararema Sul; de R$ 4,50 para R$ 4,80 na praça de pedágio de Jacareí.

Os aumentos de tarifa foram calculados a partir da combinação de dois itens previstos em contrato. O reajuste tarifário é concedido anualmente e tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa, tendo como base a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Já a revisão tarifária é aplicada quando há fatores que provocam desequilíbrios econômico-financeiros no contrato. No caso das revisões ordinárias, são feitas as compensações, na tarifa de pedágio, por descumprimentos ou postergação de cláusulas contratuais. As revisões extraordinárias abrigam os fatores de desequilíbrios derivados da inclusão de novas obrigações e/ou exclusão de obrigações já contidas nos programas de exploração.

Com informações da ANTT

Ana Rita Gondim

Fonte: Agência CNT de Notícias.