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Tarcísio planeja free flow em todas estradas e acabar com o “cansaço” da fila no pedágio

Governador defendeu o sistema de cobrança no evento Rodovias do Futuro, evento da Associação Brasileira de Concessionárias, em parceria com ANTT e Artesp

 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende implantar o sistema automático de cobrança, o free flow, em todas as rodovias administradas por meio de concessão no Estado de São Paulo. O republicano defendeu o projeto no evento Rodovias do Futuro 2023, que aconteceu na quinta-feira (11), em São Paulo. O argumento usado para o fim das praças de pedágio é “o cansaço” do usuário com as filas para a cobrança – atualmente minimizadas pelo pagamento eletrônico adotado por milhares de paulistas por modalidades como o Sem Parar.

O free flow, afirma o governador, irá eliminar as filas de espera no pedágio e melhorar o tráfego nas estradas paulistas. A idéia é acabar com as atuais praças de pedágio e implantar o pagamento totalmente eletrônico.

Segundo divulga o governo do Estado, o projeto Rodovias do Futuro tem como objetivo construir “pontes entre o mercado, o setor público e os usuários das rodovias brasileiras”.

Freitas foi um dos palestrantes do encontro realizado pela Melhores Rodovias do Brasil – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, a ABCR, com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, e outros convidados.

Além de tratar de soluções de tecnologias e inovações para as estradas, o evento da ABCR teve como um dos eixos a defesa da ampliação das concessões no Brasil.

Em uma fala divulgada pelo Boletim SP, do governo de São Paulo, o governador afirma que o Estado se prepara para viver um novo momento em suas rodovias com a sistema free flow: “Por mais que a gente tenha as rodovias concedidas como as melhores rodovias do Brasil, existe um certo cansaço do usuário, e, é aí que tem uma coisa interessante, que a gente está começando a aplicar agora, que é o free flow, o sistema automático de cobrança, para tirar aquela coisa que já cansou, que é a tal da praça de pedágio”, argumentou.

A meta do governo Tarcísio de Freitas é fazer com que o free flow seja realidade em todas as concessões.

No conteúdo disponível no site do governo do Estado, no entanto, o governador não fala em exceções, como a cobrança reduzida ao usuário que passar mais vezes pelo pedágio, como tem sido aventado para o caso dos pedágios planejados para Mogi das Cruzes e Arujá – um projeto que encontra resistência há mais de três anos na cidade e no Alto Tietê.

Ele também lembrou que, no período em que foi ministro de Infra-estrutura, no governo de Jair Bolsonaro, percebeu que o usuário sente falta de conectividade nas rodovias. Contra isso, promete levar a internet em todas as rodovias, e também às regiões rurais e em locais mais distantes dos centros urbanos.

“Imgine um estado, que é rico em termos de agronegócio, hoje nós temos equipamentos sofisticadíssimos, e eu não tenho conectividade no campo. Temos um grande desafio: levar conectividade no campo e para as estradas”.

Um balanço apresentado, a esse respeito, indica que 2,3 mil rodovias e estradas foram recuperados nos primeiros seis meses da gestão iniciada em janeiro passado. Foram 191 obras que geraram, segundo o informe, 4,6 mil empregos diretos e 22 mil empregos indiretos no período em todo o Estado.

Já e realidade

Em utilização em trechos da Rio-Santos, o free flow também deverá ser instalado nas rodovias do Lote Litoral, que serão objeto de uma PPP (parceria público privada), a ser discutida neste sexta-feira, dia 18, na Capital.

Um dos argumentos para a tarifa na região é que a cobrança será feita de acordo com a quilometragem percorrida pelo usuário. Algo que, no entanto, ainda está no campo dos estudos.

O que é o free flow

De acordo com o estado, quando um o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, na sigla em inglês, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas.

A partir daí, “um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetropor meio de tag”.

Fonte: O Diário

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