Notícias

SINDICAMP realiza 1º edição do Programa Inovação de 2025 e discute a “Gestão Eficiente de Custos Operacionais no Transporte de Carga”

Nesta sexta-feira, dia 21 de março, o Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP) realizou de forma híbrida a 1ª edição do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial de 2025. O tradicional evento, que tem contribuído significativamente para a inovação no setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), impactando profissionais em todos os níveis, do operacional ao estratégico, completa 20 anos de existência em 2025 e terá mais cinco edições ao longo do ano.

O primeiro encontro desta temporada teve como tema principal a “Gestão Eficiente de Custos Operacionais no Transporte de Carga”, abordando estratégias para que empresas do setor possam identificar e implementar soluções para otimizar custos e melhorar seus resultados.

Os convidados desta edição foram: Giovanni de Jesus, analista administrativo da frota da Brasiliense; Kleber Matias, instrutor do SEST SENAT; Paulo Pecorari, gerente de compras e pneus da RANDON Multieixo; e Daniel Lopes, coordenador da COMJOVEM Curitiba.

Durante as apresentações, os palestrantes discutiram os desafios impostos pelos custos operacionais, que afetam diretamente a rentabilidade das transportadoras, especialmente em um cenário de constantes aumentos de preços. Destacaram também a importância de realizar análises regulares e de adotar práticas eficientes para gerenciar esses custos, visando garantir a sustentabilidade financeira do setor.

Encerrando o evento, o apresentador Wagner Fonseca ressaltou a importância dos assuntos trazidos nesta edição e ressaltou os 20 anos do projeto. “Assim como fizemos ao longo das últimas duas décadas, discutimos aqui assuntos que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e manutenção das empresas. O tema desta edição, gestão dos custos operacionais das transportadoras, precisa ser levado a sério diante de um mercado cada vez mais exigente e complexo”, afirmou.

Compartilhe: