Preço do diesel tem queda de 1,1% na primeira quinzena de outubro

gasoline 175122 640 - Sindicamp

Na contramão de outros produtos, o preço do diesel está em queda. Nos primeiros quinze dias de outubro o preço apresentou redução de 1,1% na comparação com o mesmo período de setembro.

O preço do diesel teve variação de 23% no acumulado de janeiro até a primeira quinzena de outubro. Segundo o índice da Ticket Log, o maior valor ocorreu em janeiro. No primeiro mês do ano o combustível estava sendo vendido a uma média de R$ 3,974. Já os menores preços foram identificados em maio em junho – algo em torno de R$ 3,238.

Responsável por mercado Edenred Brasil, Douglas Pina explica que o comportamento deve-se às oscilações de valor para equilibrar os preços do período pré-pandemia. “Após a crescente desde junho, os preços apresentaram baixa no começo de outubro”, diz. A Edenred é uma empresa especializada em soluções transacionais.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log.

O preço do diesel subiu 4,22% em agosto
O preço do diesel comum variou 17% nos postos de combustíveis da  Rodovia BR-101. O valor médio mais baixo foi de R$ 3,249 no Rio Grande do Sul e o mais alto foi encontrado a R$ 3,799 em São Paulo. As informações também são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) que mapeia postos em todo o Brasil. A média do diesel S-10 foi de R$ 3,312, sendo o valor mais barato no Rio Grande de Sul e o mais alto em São Paulo.

Já em agosto o preço do diesel subiu, em média, 4,22% (comum) e 4% (S10) no Brasil do dia 1º ao dia 15 de agosto. No mesmo período, a gasolina teve alta de 2,69% e o etanol, de 0,87%. A informação também faz parte do IPTL, índice de preços apurado pela Ticket Log, empresa da área de abastecimento e gestão de veículos.

Fonte: Estradão