PPA: Campinas e Piracicaba discutem Orçamento do Estado SP dos próximos anos

Governo de SP realiza audiências públicas regionais para discutir o Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027

O Governo de SP, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), realiza entre maio e junho as audiências públicas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Nesta quinta-feira (11), ocorre a Audiência Pública Regional do PPA para a Região Metropolitana e Administrativa de Campinas e para a Região Metropolitana de Piracicaba.

O PPA serve para definir as diretrizes e os objetivos estratégicos da gestão estadual para os próximos quatro anos, e os programas para alcançá-los.

Assim, as audiências públicas dão oportunidade aos moradores locais elencarem os projetos prioritários para cada região, além de serem essenciais na identificação das prioridades para a promoção do desenvolvimento paulista. As audiências, portanto, são instrumentos para a população indicar as necessidades de investimentos que beneficiem a sua cidade, o local onde vive e trabalha em cada uma das Regiões Metropolitanas, Administrativas e Aglomerados Urbanos do Estado.

O calendário prevê a realização de 18 audiências, que ocorrerão entre 4 de maio e 1° de junho de 2023 – confira na tabela abaixo. A participação se dá de forma virtual, pela plataforma Teams. A medida é voltada para a população paulista em geral, além de entidades representativas e servidores de prefeituras e órgãos públicos municipais.

O objetivo é ampliar a participação popular nas discussões, ofertando um espaço democrático que, além de dar transparência, legitima o processo de planejamento orçamentário estadual. As opiniões e sugestões da população constituem o ponto central na construção do planejamento para o próximo PPA.

Fonte: Governo de São Paulo